DE JACARÉ A ITACARAMBI

OPINIÃO
A origem do município está no antigo distrito de São João das Missões, no município de Januária. Foi extinto em 1836 e restaurado em 1864.Vinte e seis anos mais tarde, a sede do distrito foi transferida para a povoação de Jacaré. O povoado, em 1926, passa a se chamar Itacarambi. Em 1962, a emancipação eleva Itacarambi a município.
Hoje dia 02 de março, o município de Itacarambi, completa 51 anos de emancipação política. Desde seus primórdios o município já passou por vários momentos difíceis desde que foi emancipado. Politicamente, expressamos com tristeza a ferida aberta que o munícipio sofreu com as notícias de escândalos envolvendo na justiça fatos de desvios de dinheiro e de obras inacabadas.  Enquanto a ferida vem cicatrizando lentamente, nosso município continua caminhando lentamente para esquecer este trauma.
A pequena  Itacarambi, com seus 17. 739 habitantes  tem demonstrado que precisa muito de progresso. O avanço na educação, saúde e outros setores,  vem abrindo caminho lentamente para tentar esquecer o passado sombrio que sujou a imagem de Itacarambi.  
Em meados dos anos 70 o município tinha seus critérios políticos interligados por pessoas que mantinha padronizado  as denominadas famílias que seguia uma dinastia palpadas de sonhos. Tivemos vários prefeitos que  lutaram  para o progresso de Itacarambi, lembro ainda no tempo de menino que os pleitos eram  momentos de muita fartura. O desejo de votar era um sistema de alegria da parte dos eleitores que saiam da zona rural no lombo do cavalo e viajavam mais de 20  léguas para votar no seu candidato preferido.
Não existia intolerância, apesar de termos um regime militar na época que comandava o Pais com mão de ferro, mesmo assim, não existia o cancro da corrupção, existia somente o cumprimento da lei eleitoral  que antes de fechar as urnas já sabia qual o candidato sairia vencedor devido os comentários antecipados dos eleitores.
O que é Itacarambi hoje? É uma cidade que sonha em crescer, os jovens tem que pensar muito no futuro de nosso município, tentar tirar as remanescências   ditatoriais, e resguardar uma politica de bom senso e progressiva, sem pensar na famigerada ganância e partir para a mudança.  De Jacaré ganhamos o nome de Itacarambi, que não seja mais manchado com escândalos e nem criminalidade. Hoje nosso município vive momentos de lutas, é o jovem de hoje que tem que mudar o rumo da historia da cidade, o povo precisa ser amparado e gerenciado por homens inteligentes que venham palpar o futuro do povo itacarambense com renovação. Valoroso é aquele que ama sua cidade e pensa num caminho de progresso. Parabenizamos Itacarambi pelos seus 51 anos de emancipação politica.(Vailton Ferreira)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi