“MATERNIDADE DO HOSPITAL MUNICIPAL DE ITACARAMBI “GERSON DIAS” NUNCA FOI FECHADO” REVELA SECRETÁRIA DE SAÚDE.


     SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE PRISCILA FAZANI
Com informação da Secretaria de saúde de itacarambi
O Hospital Municipal de Itacarambi “Gerson Dias” localizado no centro da cidade tem efetuado um trabalho promissor no atendimento a saúde da população do município. Na maternidade os profissionais de saúde tem seguido  um padrão prioritário no atendimento as gestantes que ali tem encontrado um atendimento amável.  Nesta semana surgiu burburinho nas ruas da cidade dizendo que tinha fechado a maternidade do hospital.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde Priscila Fazani, disse a reportagem que a maternidade do hospital não esta fechada, o que ocorre é que após avaliação médica e constatação da necessidade de transferência, a gestante é encaminhada para Januária, Manga, Montes Claros ou Janaúba, através de protocolo médico recém implantado, que normatiza tal ação. Dependendo da gravidade do caso, torna-se necessário também o cadastro desta gestante na central de regulação de leitos – SUS-FÁCIL, e/ou comunicação formal ao médico plantonista do hospital a ser solicitado.
Priscila disse ainda  que desde Janeiro de 2014 à Março de 2014, 48 partos, em âmbito municipal e nas dependências da maternidade do HMGD.
Em nota a secretaria de saúde frisou,Temos contratado como médico Ginecologista e Obstetra Drº Arquimedes, que é o responsável pelo acompanhamento das gestantes de alto risco do município e na eminência de algum risco maior, intervém com o procedimento cesáreo. Ocorre que este profissional não permanece no município por 24 horas, sendo assim, na constatação da necessidade de avaliação e/ou intervenção especializada nos respaldamos na conduta médica do médico solicitante e na PPI que temos acordadas com os municípios vizinhos, conforme breve relato sobre PPI. Ainda dentro do mesmo contexto, estamos negociando a permanência de enfermeiros obstetras, para acompanhamento da gestação e do parto, para assim conseguir melhorar na humanização dessa assistência.
Enfim, o compromisso da gestão atual é a reorganização do sistema público em saúde como um todo, o que não é tarefa fácil diante do subfinanciamento do SUS, da escassez de profissionais qualificados.
Para a secretária o que existe neste sistema são comentários negativos da oposição que não nos ajudam com sugestões, propostas e críticas construtivas, além dos entraves burocráticos para aquisição de materiais, serviços, e afins tornando o processo lento demais aos olhos da população e da gestão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi