CEMIG e Prefeitura tomam medidas para melhorar a arborização da cidade

A Prefeitura de Itacarambi recebeu na manhã de quinta-feira (17/07) a visita de técnicos da CEMIG para fazer levantamento das árvores plantadas. A visita foi acompanhada pelo Prefeito Ramon Campos, o Secretário de Planejamento e Finanças Kleber Moreira e o Técnico da Emater Sérgio Veloso, para tomarem medidas conjuntas com vistas à melhoria da arborização da cidade.
Um convênio foi firmado entre Prefeitura de Itacarambi e CEMIG e esta última irá fornecer inicialmente 200 mudas, com uma média de 3 metros de altura, que se adequam ao plantio em perímetro urbano, evitando sérios transtornos que prejudicam a iluminação e trazem riscos à população tanto na segurança, quanto ao caso de árvores como mangueiras e outras espécies mais frondosas que prejudicam os fios elétricos de alta tensão.
Segundo o prefeito tudo será feito para conciliar vários aspectos, como: beleza, estética, modernidade e segurança garantindo aos moradores e visitantes uma paisagem que estimule bem estar psicológico a todos. É importante atentar que a arborização de uma cidade é responsabilidade da Administração Municipal. A vegetação, pelos vários benefícios que pode proporcionar ao meio urbano, tem um papel muito importante no restabelecimento da relação entre o homem e o meio natural, garantindo melhor qualidade de vida. “A vegetação urbana desempenha funções muito importantes nas cidades, não devendo ser plantada de forma aleatória”, destaca Ramon.
De acordo com o técnico Sérgio Veloso, para alcançar a qualidade do ambiente urbano é necessário realizar um planejamento prévio, para que não surjam problemas decorrentes do plantio. Análise da vegetação e do local e desenvolvimento da população são componentes a serem observados para que haja esse planejamento. Informa que uma iluminação pública prejudicada for árvores facilita a ação de bandidos quando são plantadas perto dos muros ou cresce torta, facilitando os assaltantes subirem nelas para pularem para dentro das casas. Para ele é preciso observar um conjunto de situações, pois galhos muito baixos dificultam o estacionamento de veículos e passagem dos pedestres, além de haver relatos de estragos em calçadas por raízes, um problema em que uma muda mal plantada acarreta à população.
Os vários benefícios da arborização das ruas e avenidas estão condicionados à qualidade de seu planejamento. Para um adequado planejamento da arborização das ruas e avenidas de uma cidade, alguns fatores devem ser considerados, como: o conhecimento das condições ambientais locais é pré-condição para o sucesso da arborização das ruas e avenidas. Qualquer planta só adquire pleno desenvolvimento em clima apropriado, caso contrário poderá ter alterações no porte, floração e frutificação. Deve-se evitar, portanto, o plantio de espécies cuja aclimatação não seja comprovada.

Em Itacarambi, um estudo minucioso foi levantado, pois são várias as condições exigidas de uma árvore, a fim de que possa ser utilizada sem acarretar inconvenientes, sendo que, entre as características desejáveis, destacam-se: a resistência à pragas e doenças; a árvore não deve ser do tipo que produz frutos grandes por estimular a depredação; os troncos e ramos das árvores devem ter lenho resistente, para evitar a queda na via pública, bem como, serem livres de espinhos; a árvore deve apresentar bom efeito estético; a copa das arvores devem ter forma e tamanho adequados. Árvores com copa muito grande interferem na passagem de veículos e pedestres e fiação área elétrica.(FONTE http://www.itacarambi.mg.gov.br/)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi