Cenário do Velho Chico é assustador, afirma expedição Vidas Áridas

G1 grande minas
O cenário de seca no Rio São Francisco é assustador". A afirmação é de Humberto, um dos organizadores da Áridas no Velho Chico. O grupo formado por jornalistas,  estudantes e especialistas ambientais, percorreu as margens do Velho Chico por 14 dias.
“O que vi e vivi nestes dias vai ficar para sempre gravado em minha memória. A situação do rio está pior que imaginamos. Em todos os lugares, a imagem de seca é muito forte”, afirma o expedicionário.
Dez cidades foram visitadas pela expedição. De acordo com Geraldo Humberto, “a morte (de animais, vegetação e do próprio rio) está extremamente ligada onde deveria existir a vida. Percebemos que existe poucas políticas públicas em prol da revitalização do Rio São Francisco”, lamenta.
O Ambientalista Sóter Magno acompanhou a Expedição. Segundo ele tudo que foi encontrado às margens do rio devem ser repassadas por meio de relatórios. “Encontramos surpresas boas, mas encontramos também muitas surpresas desagradáveis. Podemos perceber que quando se fala da seca no× Chico, estamos falando também da seca de seus afluentes. O Rio São Francisco não existiria sem os afluentes”, explica.
Apesar da constatação negativa, o objetivo da Expedição foi alcançado. “Conscientizar é muito difícil, ma com certeza conseguimos sensibilizar órgãos públicos, moradores e pescadores quanto a real situação do Rio São Francisco”, completa Geraldo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi