JANUÁRIA DA MAIS UM PASSO PARA SEDE DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE DIAMANTINA

Liderando mobilização de classes segmentadas na sociedade o prefeito, Manoel Jorge de Castro, participou há três meses, segunda-feira (04/08), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL - de reunião de trabalho formatando estratégias para implantação, em Januária, de extensão da Universidade Federal de Diamantina. Esta união de esforços agregou no encontro lideranças que, além do chefe do executivo, teve as importantes presenças do anfitrião, Leonardo de Andrade Pimenta, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, e Associação Comercial e Industrial – ACI -; Dr. Sidnei Magalhães, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB; Claudionor Carneiro, Lions Clube e Cerâmica João de Barro; Leonardo Maciel Carneiro, Loja Maçônica Duque de Caxias; Valkenedy Castro, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG -; vereadora Renata Lelis e o bispo diocesano Dom José Moreira.
O REITOR DA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR EM JANUÁRIA
Desde então várias frentes de ações incorporaram ao projeto educacional, resultando então na vinda, nesta quarta-feira (19/11), do reitor da Universidade Federal de Diamantina, dr. Pedro Ângelo Almeida Abreu, á Januária. Mais um passo dado neste mutirão de esforços de vários setores da sociedade januarense agregados a outras forças vidas das cidades coirmãs, com destaque para o prefeito de Itacarambi, Ramon Campos, e o reitor do Instituto Federal Norte de Minas Gerais – IFNMG -, José Ricardo Martins da Silva, o filho da terra Kal, radicado em Montes Claros.
O objetivo deste histórico encontro teve como prioridade tratativas para implantação, na cidade, de Campus da unidade de ensino superior. Em primeiro momento reunião de trabalho, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL – com participação ativa de autoridades e lideranças políticas de Januária e região, com destaque para os vereadores, Aloísio Saraiva, Rodrigo Fernandes, Antônio Rosa, Renata Lélis, do promotor de Justiça, dr,Franklin Reginato, o diretor do IFNMG, Claudio Montalvão, além dos participantes da primeira reunião. Em seguida visita “in loco” do terreno, ao lado do anel rodoviário, saída sul da cidade, que se concretizado a desejada extensão universitária, poderá ser o local a ser doado pela Prefeitura Municipal para construção das instalações físicas do Campus.
INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
Segundo o reitor, o Brasil esta iniciando um processo de interiorização do ensino superior, mas alertou que esta conquista, para Januária, não será tão fácil, pois se precisarão ter, ainda mais, agregações de forças dos representantes políticos e autoridades de toda a região, buscando junto ao Ministério de Educação esta conquista em beneficio do povo barranqueiro.
“Com este trabalho compartilhado entre a Prefeitura e lideranças do município e região, unindo forças por objetivos comuns, avançaremos etapas nesta caminhada de resgate de Januária á condição de cidade pólo regional no segmento educacional, bem como nos demais setores sociais”. Ressalta o prefeito, Manoel Jorge, satisfeito com os resultados da visita do reitor, Pedro Ângelo, e tantas outras autoridades promovendo um dia histórico para Januária.( (Texto e fotos de José Maria Guedes – Academia Januarense de Letras)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno