PREFEITURA DE JANUÁRIA REALIZA COM SUCESSO A 9ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Com efetivo sucesso de organização e participação de agentes representantes dos setores públicos e sociedade civil o Conselho Municipal de Saúde, com apoio da Prefeitura de Januária, por intermédio da secretaria municipal de Saúde, e da Gerencia regional de Saúde – GRS -, realizou, segunda e Terça-feira (29 e 30/05), no auditório da Unimontes, a 9ª Conferencia Municipal de Saúde, em atendimento ao cronograma de atuação das esferas de governo e as normativas do Sistema Único de Saúde – SUS –. Uma estratégia de politicas públicas, realizada a cada dois anos, servido de base para encaminhamento de proposições das demandas de Januária as conferências realizadas, por quatriênio, pelas estâncias estadual e federal.
REPRESENTANTES DO MUNICÍPIO, ESTADO E FEDERAÇÃO NA CONDUÇÃO DOS TRABALHOS
Conduzida pelo presidente do conselho, o psicólogo Roges Carvalho, á mesa diretora dos trabalhos contou com as presenças do prefeito, Manoel Jorge de Castro, secretário de Estado, deputado Paulo Guedes, deputado federal, médico Dr. Adelmo Carneiro Leão, diretor da GRS, Dr. Carlos Emanuel Costa, vereador, Pedro Osório, Ordem dos Advogados, Dr. Weslei Alves, secretário municipal de Desenvolvimento Social, Abel Barcellos, e a conselheira Dilma Pereira. Dois dias de interação entre os participantes, discutindo, fomentando e deliberando propostas preconizadas nas diretrizes da plenária, por intermédio de eixos temáticos, agregados ao lema: “Saúde publica de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo brasileiro”, enriquecido com diversas palestras proferidas por agentes de reconhecida militância e credibilidade no segmento da saúde e controle social.
O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE É FRUTO DA LUTA DO POVO BRASILEIRO
Abrindo os trabalhos o conselheiro, enfermeiro Eduardo Pereira, leu o documento base da Conferência que, em síntese, dizia: “O Conselho Municipal de Saúde também reafirma o papel das conferências como processo politico-mobilizador de caráter reflexivo, avaliativo e propositivo incentivando o principio da paridade de gênero, superar barreiras de acessibilidade ás pessoas com deficiências e garantir acesso humanizado abrindo, também, espaço a participação de movimentos sociais e populares não institucionalizados”. E acrescentando: “O Sistema Único de Saúde – SUS – é uma das principais conquista sociais, fruto da luta do povo brasileiro. Um balanço dos últimos 27 anos evidencia o quanto a situação de saúde da população brasileira melhorou após a criação do SUS. Contudo, problemas econômicos, políticos e sociais ainda não equacionados colocam em risco a sua consolidação. Ao mesmo tempo, o sistema tem sofrido ataques de setores conservadores e do mercado visando a sua destruição. Por isso, a defesa do Sistema Único de Saúde exige ação politica firme e articulada. É preciso impedir a desconstituição do SUS!”
Satisfeito com os resultados o presidente, Roges, agradecido a equipe de trabalho, que no processo superaram muitas dificuldades, e a confiança dos diversos segmentos e setores, ressaltou: “Estas ações de politicas públicas é uma forma democrática de dialogar com a sociedade, ouvir as demandas de cada comunidade, e por intermédio deste levantar, junto à municipalidade, a real capacidade de atendimento, podendo, assim, ofertar serviços mais próximos da realidade de estrutura disponível e das necessidades da população”.(José Maria Corrêa Guedes)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno