A TERRA VOLTA TREMER EM MONTES CLAROS.

ILUSTRAÇÃO
Com 18 tremores de terra registrados nos últimos quatro anos, Montes Claros entrou de vez para a história sismológica do Brasil. Tanto que o município mereceu atenção no livro “O Terremoto que Mexeu com o Brasil”, de autoria do sismólogo José Alberto Vivas Veloso, obra de 342 páginas que relata fatos ocorridos em todo o País, girando em torno da série de tremores ocorrida no município de João Câmara/RN, principalmente o de 30 de novembro de 1996. Ironicamente, quatro dias após a Folha de S. Paulo publicar uma matéria sobre o livro de José Alberto Veloso, a terra voltou a tremer em Montes Claros, exatamente às 6h40 dessa terça-feira (7/1).
O pequeno abalo foi sentido por moradores dos Bairros Planalto, Grande Renascença, Maracanã, Melo, Morada do Parque, Grande Delfino Magalhães, Santa Rita, Centro e Vila Atlân-tida, entre outros. Imediatamente, uma enxurrada de mensagens invadiu a internet através das redes sociais e de e-mails para os órgãos de comunicação. O tremor foi fraco, mas deixou muitas pessoas preocupadas, temendo que sismos mais fortes venham a ocorrer novamente em Montes Claros nos próximos dias. Vale lembrar que o abalo de maior intensidade no município ocorreu no dia 19 de maio de 2012, com magnitude 4.5 na Escala Richter.
Também ocorreram tremores com magnitudes 3.9 e 3.8 no dia 19 de dezembro do mesmo ano. Já a magnitude do abalo de ontem ainda não tinha sido divulgada pelo Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília (UnB), que não chegou a registro o episódio por falta de energia elétrica na instituição de ensino. Apesar do fraco abalo de ontem, moradores de Montes Claros ligaram para a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros em busca de informações. O coordenador do Obsis, Lucas Barros, acredita que, com as informações que obteve da Defesa Civil, o tremor teve intensidade abaixo de 2.0 na Escala Richter. (JORNAL JN ONLINE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno