PREFEITO DE VARZELÂNDIA É DENUNCIADO POR SUPOSTO ATENTADO CONTRA LÍDER QUILOMBOLA

Com informação de Vailton Ferreira
O prefeito de Varzelândia Felisberto Rodrigues Neto (PSB)  foi denunciado pelo líder quilombola José Carlos de Oliveira Neto, conhecido como “Véio ao tentar mata-lo. O jornal O Tempo divulgou  relatando que existe uma luta de apropriação de terra, pertencente ao prefeito, o jornal divulgou ainda  que 2011, os quilombolas conseguiram o direito pela terra, mas, de lá para cá, as brigas na região ficaram ainda mais intensas. No ano passado, a fazenda do prefeito foi retomada pelos quilombolas, já que está inserida no território de 17.302 hectares pertencentes a eles e demarcada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Áreas de outros dois municípios também são do grupo.
Segundo o líder quilombola, as ameaças são constantes e corre o risco de vida.
Atentado
De acordo com Oliveira, o prefeito e mais quatro pessoas armadas chegaram em um carro e atiraram contra ele. “Corri muito. Só por isso conseguir escapar dos tiros de carabina disparados pelo jagunço do prefeito”, declarou o líder comunitário. Ele estava com o filho de 22 anos na hora do atentado e denuncia que policiais locais ajudam o político na intimidação do grupo. “Ele (o prefeito) fala que a área é dele e que o Estado ainda não resolveu, mas a gente tem que trabalhar”, reclama. Os quilombolas cultivam feijão, milho e mandioca na área.
O MPMG já recebeu a denúncia e analisa o fato. 'Véio' está protegido pelo Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos, que é nacional. “As coisas estão tão perigosas por lá que até a promotora local pediu reforço, porque teme pela própria vida”, disse o presidente da Comissão de Diretos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil.
O prefeito foi procurado pela reportagem para comentar a denúncia, mas a secretária dele informou que ele estava em viagem de trabalho.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi