Fim da reeleição e mandato de seis anos estão na pauta do Senado

JORNAL O EM

O fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos vai voltar ao debate em comissão do Senado ainda neste ano. O pretexto para acabar com a renovação dos mandatos para o Executivo será a unificação das eleições brasileira. O aumento do mandato para seis anos, em algum pleito,  é a proposta em análise pelos senadores para gerar coincidência geral de fim de mandatos em todo o país. A unificação do calendário eleitoral é tema de duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC) que tramitam na Comissão de Constituição e Justiça. As propostas são dos senadores Antônio Carlos Valadares (PSB/SE) e Romero Jucá (PMDB/RR). A principal diferença entre as propostas de Valadares e Jucá é que a primeira prevê a unificação das eleições em 2018 e a segunda em 2022. Hoje, as eleições municipais, para prefeito e vereador, são separadas das demais.
Embora não tenha preparado relatório sobre a proposta de Valadares, depois de examinar a PEC de Jucá, o senador Luiz Henrique (PMDB/SC) decidiu apresentar um substitutivo que inclui o fim da reeleição. Ele acrescenta, no entanto, a mudança do tempo de mandato, dos atuais quatro anos na maioria dos cargos para seis anos. Segundo ele, a experiência brasileira com a reeleição tem apresentado vários casos de abuso do poder político por parte de governantes que buscam um novo mandato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno