Professores de Minas aderem greve nacional


Jornal HD
Os professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais aderiram a greve nacional convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e suspenderam suas atividades. A paralisação aconteceu a partir desta segunda-feira (17) até a próxima quarta-feira (19).
 Como forma de protesto e parar chamar atenção das autoridades, diversas manifestações estão previstas para serem realizadas. Uma delas ocorreu nesta manhã na BR-381, altura do quilômetro 502, bairro Citrolândia, em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), cerca de 150 manifestantes interditam o tráfego nos dois sentidos da rodovia. O congestionamento no trecho chegou a dois quilômetros.
 Conforme o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), a categoria reivindica a destinação dos royalties do petroléo para a educação, 10% do Produto Interno Brunto (PIB) para a educação pública. Além disso, os professores querem o cumprimento da lei do piso salarial, carreira e jornada para todos os profissionais da educação e votação imediata do Plano Nacional de Educação (PNE). 
 A Secretaria de Estado de Educação informou que o balanço das escolas que aderiram ao movimento só será divulgado no fim do dia.

Atos
 Na terça-feira (18), a categoria irá protocolar denúncias ao Ministério Público sobre os problemas do Programa Reinventando o Ensino Médio. Já na quarta-feira, os sindicato participar de uma caravana em todas as regiões do Estado rumo a Brasília, para participar da manifestação da CNTE. No mesmo dia, os educadores participam, às 16 horas, de audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que discutirá a campanha salarial da categoria.

Balanço
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Educação informou que mais de 177 mil professores trabalharam normalmente nas escolas estaduais de Minas nesta segunda, o que representa 98,57%. Assim como, 99,59% das 3.688 escolas estaduais mineiras desenvolveram suas atividades letivas. Apenas 0,41% das escolas da rede estadual de ensino foram totalmente afetadas pela paralisação estadual.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno