VAZANTEIROS CONTINUAM OCUPANDO PROPRIEDADADE DA FAZENDA SEMENTE TOLENTINO EM ITACARAMBI.

                                           SEDE  DA ASSOCIAÇÃO DOS VAZANTEIROS DE ITACARAMBI
EXCLUSIVO
POR VAILTON FERREIRA
Mais de 200 pessoas ocuparam a propriedade da Fazenda Semente Tolentino localizada às margens do Rio São Francisco em Itacarambi. Os vazanteiros não sairão enquanto não houver um dialogo com as autoridades. Enquanto isso, o movimento cresce a cada dia. Nesta manha(11) dezenas de mães levaram os filhos e aderiram o movimento. A Associação dos Vazanteiros do Municipio de Itacarambi, juntamente com o presidente Cicero Ferreira de Lima  disse que as 67 famílias vazanteiras  da Ilha da Maria Preta que o grave conflito sofrido pelas 150 familias que hoje trabalham e tiram seu sustento numa área de aproximadamente de 3ha. Por família.
                                CÍCERO FERREIRA, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO
A Ilha da Maria Preta está situado nas margens direita do São Francisco no município de Itacarambi, região Norte Mineira. Segundo o presidente da Associação “”vivemos a muitas gerações convivendo com o rio São  Francisco e  tirando nossos sustentos, abastecendo a feira livre, os moradores da vizinhança e mantendo nossas tradições herdadas de nossos pais, avós e bisavós, do cultivo dos lameiros das vazantes, do raçado da terra e da pesca.”
Cicero disse ainda “Hoje vivemos oprimidos e encurralados, no entorno dos parques, da APA Sabonetal e do Projeto Jaiba.
Os vazanteiros estão  preocupados com a situação de violência e de opressão em que  vivem estas familias. Relatam que  durante a estiagem prolongada, os criadores de gado da região  vem soltando as criações de gado  nas lavouras, destruindo toda plantação de subsistências das familias e ameaçando de expulsão da Ilhas.
Denunciam ainda que os criadores de gado com o proposito de semear capim para a formação  de pastagem para o gado quase todos os anos vem provocando enormes queimadas, vem chegam até as margens do rio, destruindo a vegetação e os animais silvestres.. e já encaminharam denuncias á vários Órgãos públicos de Itacarambi e Januaria  pedindo providencias.
A fazenda ocupada tem aproximadamente 1.500 hectares de terra. Enquanto permanece a ocupação, os vazanteiros  esperam com urgência a intervenção dos órgãos, visando o imediato levantamento das terras da união e a concessão de uso das mesmas até  que a situação  do território seja resolvido.
                                OS VAZANTEIROS FIZERAM ACAMPAMENTOS
                                          ACAMPAMENTO EFETUADO NO LOCAL


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno