A SAÚDE DE ITACARAMBI NÃO ESTÁ TÃO RUIM, COMO FOI PUBLICADO EM UM SITE

Por Vailton Ferreira
“”No dia 9 de novembro DE 2011, a presidente Dilma Rousseff ocupou a rede nacional de rádio e televisão para lançar os programas “SOS Emergências” e “Melhor em Casa”. Com as propostas, o governo espera melhorar o atendimento em emergências do Sistema Único de Saúde (SUS), e implantar uma sistema de “homecare”, ou seja, um serviço de atendimento domiciliar destinado a pacientes com dificuldades para se deslocar até hospitais. Durante a fala de 9 minutos, a presidente admitiu que a saúde pública brasileira enfrenta sérias dificuldades e pediu a “compreensão” da população. Ao reconhecer os problemas, Dilma pediu ajuda aos governadores para resolver as deficiências no setor.”
Com este pedido de socorro da Presidente da Republica, a pequena cidade de Itacarambi poderia  até mesmo aproveitar o apelo de Dilma e começar protestar a denuncia que alguns vereadores da oposição lançaram contra o Prefeito Ramon Campos.
Com 15 meses de gestão, o prefeito recebeu o município numa situação degradante principalmente o serviço de atendimento médico, deixado pelo ex-prefeito. Nova estrutura foi tomada no conceito de  atendimento ao paciente, seguindo os padrões do Ministério da Saúde  e vem conseguindo estruturar  todos os setores da saúde do município.
Nesta semana uma matéria publicada num site onde dois vereadores acusam o hospital de negligenciar alguns atendimentos ao paciente.
No Site de Luis C. Guedes o próprio vereador diz que Ramon faz ‘economia burra’ ao se recusar a contratar médico obstetra e anestesista para permanecer em regime de plantão no Hospital Municipal. “Essa maternidade funciona há vários anos e só agora começaram a surgir problemas”, acusa o vereador. Na efêmera   acusação “que Ramon faz economia burra” foge completamente do argumento do referido vereador, o prefeito tem hoje uma economia inteligente ao administrar o munícipio pagando todos  seus fornecedores em dia, o funcionalismo recebem os salários em datas antecipadas, conseguiu tirar da lama a situação financeira  que recebeu.
Itacarambi é um dos municípios que tem  renome nas mãos do novo gestor, em 15 meses mudou todas as frotas do munícipio que era sucateadas pelo menos duas décadas.
O problema o que vemos é uma perseguição da oposição isolada, acostumado com uma política centralizada em tempos passados, hoje a situação é outra a ideologia do novo gestor é mudar com veemência o trabalho da saúde pública de todo o município. As doenças de verão que se alastram nesta época tem diminuído,   até mesmo a questão da dengue não houve se quer um caso na cidade.
Para  Laércio Oliveira Silva, Coordenador  de Enfermagem, no ano de 2014 nos últimos meses que se refere janeiro, fevereiro e março o  hospital  em seu consolidado de atendimento final atendeu em janeiro 1.013 pacientes, fevereiro 1.286   e março 1.427, se pegar os índices a demanda vem crescendo gradativamente.  Com relação o atendimento de exames laboratoriais chegam 100 exames diários contabilizando esta quantidade chega um total de quase três mil exames mensais. Fora os encaminhamentos para outras cidades como Montes Claros, janauba e demais cidades vizinhas.
Foi mencionado no blog que  a secretária confirma que a Prefeitura de Itacarambi mantém termo de cooperação com a Faculdade Pitágoras, nome de fantasia da empresa Sociedade Padrão de Educação Superior, para a oferta de vagas de estágio curricular supervisionado pelo prazo de seis meses no Hospital Gerson Dias.
 A população não se amedronta  com esta questão, quem não se lembra nos anos de 1970, quando um prefeito contratava estagiários médicos pelo projeto Rondon,  profissionais que prestavam um laborioso serviço na saúde de Itacarambi e resolvia toda a situação sempre acompanhado de um medico veterano, citamos o Dr Geraldo que prestou um atendimento medico  importante nesta cidade. Hoje a situação volta a ser copiado com bastante zelo restabelecendo com mais sutileza o bem estar da população, onde o prefeito preocupado com a saúde publica, está sendo sacrificado por uma minoria de pessoas oposicionistas, aos olhos da população não aprova esta atitude.
Nossa reportagem saiu à rua e conversou com dezenas de pessoas inclusive na fila do ambulatório, vários responderam categoricamente que o atendimento ao paciente tem melhorado a cada dia, segundo uma  paciente que  não quis se identificar falou que antes o atendimento era demorado, hoje  dura aproximadamente 1 hora  e não  precisa retornar para a casa sem o atendimento médico.  Enquanto as denuncias vem ocorrendo, o próprio prefeito  disse  no blog “Você não vai ver o meu nome ligado à corrupção’, diz prefeito
       CENTENAS DE PESSOAS SÃO ATENDIDAS DIARIAMENTE NO HOSPITLA MUNICIPAL
                                LAÉRCIO OLIVEIRA SILVA, COORDENADOR DE ENFERMAGEM
                                   PACIENTES AGUARDANDO ATENDIMENTO MÉDICO
                                                HOSPITAL MUNICIPAL GERSON DIAS
 DEZENAS DE PESSOAS AGUARDANDO O ATENDIMENTO NO                    LABORATÓRIO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi