Equipe de combate e controle do Calazar intensifica o trabalho nos cães da cidade de Itacarambi

                                                                        agentes preparam o kit exame
Por Vailton Ferreira

A equipe de combate a Endemias, da secretaria municipal de Saúde de Itacarambi, através da Coordenadoria da Vigilância Ambiental , intensificou o trabalho de combate e controle a Leishmaniose (Calazar). O trabalho consiste na sorologia (coleta de sangue) para detectar os possíveis cães com a doença. Segundo o Coordenador Dilson Filho(DILSINHO) falou para a reportagem que desde o inicio do ano a equipe de agentes esteve no bairro Nossa Senhora de Fatima visitando as residências e conseguiram  coletar sangue de aproximadamente 900 cães, sendo que foi  diagnosticado 80 casos de cachorros supostamente contaminado pelo mosquito.
O trabalho está sendo feito por bairros, o segundo a ser visitado será o bairro São João, a meta é coletar diariamente 20 cães por dias. O trabalho é muito minucioso, para fazer a coleta o agente faz um pequeno orifício na orelha do cachorro e retira uma pequena gota de sangue e faz o teste no mesmo local, dentro de 15 minutos o resultado sai, negativo ou positivo. Se sair negativo será feito outro teste em seguida retirando uma quantidade maior de sangue no qual é enviado para a Gerência Regional de Saúde em Montes Claros para fazer a contraprova 
A equipe é composta pelos os Agentes Flávio Alquimim e Gilmar Felix.
Este é um dos trabalhos pioneiro da Prefeitura, que vem acontecendo no município de Itacarambi, para erradicar a doença na cidade.

Transmissão:
A leishmaniose é transmitida por insetos hematófagos (que se alimentam de sangue) conhecidos como flebótomos ou flebotomíneos. Os flebótomos medem de 2 a 3 milímetros de comprimento e devido ao seu pequeno tamanho são capazes de atravessar as malhas dos mosquiteiros e telas. Apresentam cor amarelada ou acinzentada e suas asas permanecem abertas quando estão em repouso. Seus nomes variam de acordo com a localidade; os mais comuns são: mosquito palha, tatuquira, birigüi, cangalinha, asa branca, asa dura e palhinha. O mosquito palha ou asa branca é mais encontrado em lugares úmidos, escuros, onde existem muitas plantas.
os principais sinais e sintomas no homem é febre, perda de apetite, emagrecimento, fraqueza, palidez, tosse seca, pode haver aumento da barriga por crescimento do baço ou fígado.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi