Prefeito Ramon tem um projeto promissor: A construção de um Porto e um Aquário para o turismo sustentável de Itacarambi

              PREFEITO RAMON CAMPOS QUER CONSTRUIR UM PORTO E  AQUÁRIO
com informação ALMG notícias
Itacarambi, no Norte de Minas, é uma dessas cidades em que o tempo parece passar mais devagar. O calor, mesmo em época de frio, e as paisagens, típicas do sertão, bem que poderiam ter sido cenário das andanças de Riobaldo e Diadorim, de Grande Sertão Veredas, romance do consagrado escritor mineiro Guimarães Rosa. Para quem chega de fora, o bucolismo é acolhedor, mas para quem vive lá, o desafio é dar mais destaque àquele pequeno ponto no mapa de Minas Gerais, às margens do Rio São Francisco, quase na divisa com a Bahia. E parece que o dia em que isso vai finalmente acontecer está cada vez mais próximo. Com todo este perfil acolhedor, ainda há momento de crescer e engatilhar com o progresso que acompanha o pequeno município de aproximadamente 18 mil habitantes, o prefeito atual se preocupa no aspecto turístico da região.
para isso, segundo o prefeito, estão melhorias na infraestrutura às margens do rio, com a construção de um novo acesso – um porto improvisado serve de ponto de apoio às pequenas embarcações que fazem a travessia da população ribeirinha –, e a melhoria de serviços, como a coleta e o processamento do lixo. A precariedade de ligação entre as duas margens do São Francisco e com outras cidades da região é outra queixa. Sobram críticas até para a Copa do Mundo. “Os bilhões que foram gastos em estádios davam para fazer com sobra todas as pontes que precisamos. E elas durariam séculos, não seriam usadas apenas em um mês”, aponta Ramon Campos.
Já pensando no crescimento do fluxo de turistas, a Prefeitura de Itacarambi tem um projeto para a construção de um aquário com espécies nativas do Rio São Francisco, semelhante ao que já existe na Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, e outro para o asfaltamento de todas as ruas da região central da cidade. O Centro de Itacarambi ainda guarda alguns imóveis de valor histórico e hoje todas as ruas são de calçamento. O prefeito justifica as ações: “Temos que fazer tudo o que pudermos para atrair os visitantes e, de quebra, promover a preservação do rio”.
Itacarambi parece já ter vivido dias melhores. Durante seu pronunciamento aos convidados do Seminário de Turismo Sustentável, o prefeito lamentou ainda que atualmente sejam consumidos em Itacarambi espécies como tilápia e merluza, oriundos de criatórios no Pantanal, e não mais os dourados e surubins de dez quilos, pescados no São Francisco, que já fizeram a fama da região. Curiosamente, além do parque e do rio, a maior “atração” da cidade hoje é a fábrica de uma conhecida marca de condimentos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi