Prefeitos de Itacarambi e Januária promovem expedição e visitam as obras de finalização do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

                                PREFEITOS: RAMON CAMPOS E MANOEL JORGE
INFORMAÇÃO DO SITE www.itacarambi.mg.gov.br
O sonho e a expectativa de abertura à visitação turística do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu já é uma realidade bem próxima. O que antes não passava do campo das conjecturas dos gestores regionais, hoje já tem data definida: janeiro de 2015. Segundo informações, a data da abertura poderá sofrer alteração na conclusão, em razão do período de chuva que vai de outubro a março, na região do Norte de Minas.
Com o propósito de ver de perto o que está de fato acontecendo e, prontos para promover políticas públicas que coloquem a região em destaque no cenário turístico, o prefeito Ramon Campos de Itacarambi e, Manoel Jorge de Castro, prefeito de Januária, acompanhados de empresários do setor de turismo, acadêmicos e agentes ambientais estiveram nesta última sexta-feira (11), visitando a finalização das obras no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, que possui 144 cavernas já catalogadas, mais de 80 sítios arqueológicos e pinturas rupestres em seus mais de 56 mil hectares.
Para o Coordenador de Turismo de Itacarambi, Luiz Carlos Seixas, o Parque Nacional é um patrimônio geológico, arqueológico, e de rica biodiversidade, uma das riquezas brasileiras que já é conhecida e valorizada no exterior. “Esse parque sempre teve um significado especial para nós da região. A esperança de vê-lo aberto, recebendo diariamente o turista, faz parte de um sonho que irá se concretizar. A perspectiva de abertura agora é real. Esperamos que a população entenda que há uma oportunidade de negócio com geração de emprego e renda no setor turístico e se prepare para receber de braços abertos a já conhecida ‘indústria sem chaminé’, a indústria do turismo”.
Ainda para o coordenador, o turista que vier para conhecer as cavernas terá que ficar mais de dois dias, no mínimo. Daí entra a parte que interessa aos empresários e aos profissionais do turismo: a permanência do visitante no município por mais de 24 horas. Isso faz com este utilize serviços de hospedagem, alimentação, transporte, etc., que podem ser oferecidos pelas empresas de transportes, pousadas, hotéis, restaurantes e bares locais. “Há, também, na oportunidade, como criarmos meios de fazer demonstração do nosso potencial turístico tanto na dança, nos costumes, na religiosidade e na comida”, destaca Luiz.    
Ramon Campos, ao retornar da expedição, se diz inebriado pela beleza do parque. "Vivemos numa região de grande potencial turístico, basta visitar as cavernas para saber o verdadeiro sentimento que aquele lugar causa em cada um de nós. A beleza do parque chama a atenção do Brasil e do mundo inteiro. Não queremos correr o risco de ver os turistas chegarem ao aeroporto de Montes Claros, embarcarem em uma condução de empresa turística que nem sabemos a origem, visitarem o parque e depois irem embora direto para o aeroporto. Temos que criar as condições para que eles também visitem nossa cidade, participem de nossas festas, aproveitem o potencial turístico do nosso rio”.
Segundo Ramon, cabe ao poder público desenvolver políticas públicas para reverter isso em favor da população. Ele afirma que a sua principal ida ao parque com o parceiro e prefeito Manoel Jorge, enquanto poder público, tem como finalidade promover, junto à população, oportunidade de negócios voltados ao turismo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno