ESCOLA JOSEFINO PROMOVE SEMINARIO DO MEIO AMBIENTE E TURISMO

POR VAILTON FERREIRA
A Escola Estadual Professor Josefino Barbosa, localizada na cidade de Itacarambi, Norte de Minas Gerais, promoveu no dia 23 de Agosto, o I SEMINARIO MEIO AMBIENTE E TURISMO no intuito de fomentar um melhor conhecimento para os alunos da escola. No decorrer do evento, teve representação de vários alunos com danças, teatro e palestra.
Vários professores conseguiram agregar o conhecimento repassando para os convidados a questão da preservação do meio ambiente. O  turismologo Leidson dos Reis Nunes       foi convidado como palestrante enfocando a questão do meio ambiente do Norte de Minas e também a questão do Turismo Sustentável na região de Januária e Itacarambi, com referência a abertura do Parque das Cavernas do Peruaçu que brevemente será aberta para visitação pública.
O Seminário contou com a participação dos alunos dos ensinos fundamental e Médio do Educandário, além da apresentação de danças e teatro, foi apresentando também um vídeo contando a historia da região inclusive o Parque Nacional Cavernas do Peruaçú abriga mais de 140 cavernas, uma tribo indígena, os Xakriabás e mais de 80 sítios arqueológicos catalogados. Toda a área se desenvolveu ao longo do Rio Peruaçú, que é afluente do Rio São Francisco. Aspectos culturais e históricos. A região do Parque era anteriormente denominada Fazenda Retiro/Morro do Angú. Há registro da presença humana no vale de aproximadamente 11.000 anos atrás. Pesquisadores da UFMG já encontraram vários esqueletos humanos nesta região.
O local foi habitado por populações pré-históricas há 11.000 anos, deixando inscrições rupestres nas grutas e cavernas. Logo após vieram os índios Xakriabás, cultivadores de fumo, milho, mandioca e feijão e que até hoje vivem na região.

Quem participou do evento conseguiu obter um conhecimento melhor onde a influencia para apresentação do meio ambiente e a questão do turismo são dois fatores que caminham paralelamente. No seminário foi enfocado a questão do Rio São Francisco que vem passando por uma situação difícil com uma estiagem muito grande nos últimos 12 anos, tendo o leito do rio diminuído  devido a falta de chuva e a causa do assoreamento devastado pelo homem com desmatamento e derrame de esgoto desordenado no leito do rio. Enfim o seminário conseguiu repassar para todos,  um conhecimento a mais no dia-a-dia de estudante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno