GOVERNO FEDERAL RECONHECE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA PARA O MUNICÍPIO DE JANUÁRIA

GOVERNO FEDERAL RECONHECE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA PARA O MUNICÍPIO DE JANUÁRIA
 Sempre atento as demandas das comunidades do vasto município de Januária o prefeito, Manoel Jorge de Castro, determinou a coordenadoria municipal de Defesa Civil um completo diagnostico da real situação do estado de estiagem na cidade e zona rural.
Com o levantamento de campo confirmando várias situações de calamidade social. O longo período de seca afetando, de forma devastadora, a agricultura familiar nas comunidades rurais. Entre as várias justificativas, a ausência de chuvas, constante desde 2012, provocando perdas significativas na agricultura e pecuária. Comprometendo, principalmente, o abastecimento de água potável, além dos prejuízos econômicos em vários setores que movimentam a economia municipal.
De posse dos dados socioeconômicos, o chefe do executivo expediu, em 21 de julho, o Decreto nº 3.562 declarando “Situação de Emergência” em todo o município, ratificado pelo ministério de Integração Nacional, através da secretaria nacional de Proteção e Defesa Civil, no ultimo dia 14, pela Portaria nº 202, com prazo de vigência de seis meses.
OS BENEFÍCIOS DURANTE A SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Situação anormal, não excedendo a capacidade inicial de resposta do poder público municipal. Porém necessitando de amplo auxílio complementar do governo estadual e federal para as ações de socorro e de recuperação das percas econômicas e estruturais. Durante período vário benéficos, direto e indireto, aportam no auxilio da população atingida. As ações administrativas da Prefeitura ganham agilidade, em razão da flexibilidade burocrática. Os programas sociais dos governos encurtam caminho no auxilio as famílias atingidas.
(Texto José Maria Guedes –– Fotos de Abel Barcellos)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi