PREFEITURA DE JANUÁRIA NO PELOTÃO DE FRENTE PARA ABERTURA DO PARQUE NACIONAL CAVERNAS DO PERUAÇU

Na primeira quinzena do mês passado o prefeito, Manoel Jorge de Castro, deu pontapé inicial na inserção de Januária na agenda da política nacional do turismo ecológico participando de expedição ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. Um dos maiores, mais completo e exuberante patrimônio mundial, com 6,8 mil hectares, localizando na zona rural de Januária, Itacarambi e São João das Missões. Uma iniciativa compartilhada com o objetivo de inserir a potencialidade socioeconômica do segmento na cidade e região. Ação de governo em parceria com as Prefeituras dos municípios sedes, o Instituto Chico Mendes – ICMBio – e o Sebrae.
EM JANUÁRIA REPRESENTANTES ESTADUAL E FEDERAL DO INSTITUTO CHICO MENDES
Esta política pública, compartilhado com o prefeito de Itacarambi, Ramon Campos, empresários do setor de turismos, acadêmicos e agentes ambientais, órgãos e entidades parceiras ganhou repercussão estadual e nacional.  Trazendo por resultado, nesta quarta-feira (13/08), a comunidade de Fabião, representantes do Instituto Chico Mendes – ICMBio -, da capital federal e Lagoa Santa, região metropolitana de Belo Horizonte, detentores governamental da outorga deste patrimônio natural da humanidade.
PLANO DE MANEJO PARA USO SUSTENTÁVEL DESTA RIQUEZA NATURAL
Uma reunião de trabalho,  com mais de três dezenas de participantes, avançando etapas no processo de abertura do Parque nacional Cavernas do Peruaçu a visitação publica. Acompanhado da secretária municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Elzina Escobar, o chefe do executivo januarense participou ativamente desta mobilização setoriais de estudos e adaptações do plano de manejo. Um instrumento base das diretrizes do uso sustentável da unidade ambiental ao turismo ecológico.
GERANDO EMPREGO E RENDAS COM O TURISMO ECOLÓGICO
Com abertura, até o primeiro semestre do próximo ano, para a visitação pública, alavancando as diversas cadeias geradoras de emprego e renda em Januária e região. O Parque, segundo levantamento, terá capacidade para até 320 visitantes por dia. Entre as várias atrações a grutas do Janelão, Silu, Rezar, Boquete e Desenho se destacam, entre as demais, proporcionando aos visitantes momentos únicos de contemplação da natureza em toda a sua magia e mistérios.  
UM EXUBERANTE PATRIMÔNIO NATURAL
Um patrimônio geológico e arqueológico, formado pela diversidade das características naturais do cerrado, floresta estacional e mata atlântica. Compondo a fauna, flora, recursos hídricos e demais atributos bióticos e abióticos da exuberante paisagem. Entre as espécies animais, se destacam o Lobo Guará, Cachorro Vinagre, Tatu-Bola, Tamanduá Bandeira, Onça Parda e Pintada. Nesta obra prima da natureza há indícios de presença humana, entre 11 a 12 mil anos, através de esqueletos, cerâmicas, pinturas que indicam o cotidiano dos “paleo-índios”

Texto e fotos de José Maria Guedes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno