Cruzeiro tira Lopes do banco para evitar problemas no STJD

JORNAL O TEMPO
Para evitar possíveis punições do Superior de Justiça Desportiva (STJD), o Cruzeiro resolveu não relacionar para o banco de reservas o lateral-esquerdo Breno Lopes, na partida contra o Coritiba. O atleta jogou 20 partidas pelo o Paraná, seu antigo clube. A Raposa ficou sem saber se ele poderia entrar em campo, uma vez que já ultrapassou o limite de seis partidas em uma competição nacional. Essa regra vale para o mesmo campeonato. Portanto, teoricamente, ele poderia atuar na Série A, pois os jogos em que participou foram todos da Série B.
Porém, como o Regulamento Específico do ×Campeonato Brasileiro e o Regulamento Geral das Competições não deixa isso claro, o clube mineiro achou melhor deixá-lo fora do confronto. O clube celeste entrou em contato com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para saber informações sobre o caso. O Cruzeiro aguarda um ofício da entidade para colocar o jogador nos planos do técnico Marcelo Oliveira.
O atleta chegou a ter o seu nome incluído na súmula, mas pouco antes de a bola rolar, a diretoria celeste informou ao árbitro que ele foi excluído da relação. “Fizemos uma consulta à CBF para saber se o Breno teria condições de enfrentar o Coritiba, mas até a hora do jogo a CBF não tinha nos respondido. A nossa dúvida é porque ele jogou mais de seis partidas pelo Paraná. O Regulamento Específico da Competição e o Regulamento Geral das  Competições são claros quando afirmam que um jogador que jogou seis partidas não pode atuar por outro clube da Série A. Porém, os regulamentos não são claros quando se muda de Série”, declarou o diretor de comunicação do Cruzeiro, Guilherme Mendes.
O diretor afirmou que a Raposa quer uma garantia para evitar qualquer problema jurídico. “O Breno segue com a gente para o jogo contra o Sport. Estamos aguardando uma resposta da CBF e queremos isso por escrito. Se ele jogar e no futuro tivermos um problema com o STJD, estamos documentados”, disse.
Mendes desmentiu a informação, que chegou a ser veiculada, de que o lateral-esquerdo teria atuado por outras equipes além do  Paraná. “Não é verdade, como chegou a ser noticiado, de que ele jogou por mais equipes neste ano. Ele só jogou no× Paraná antes de vir para o Cruzeiro”, concluiu.
Segundo a assessoria da CBF, a restrição do número de jogos só ocorre se for na mesma divisão. Como ele jogou pela Série B, ele está liberado para jogar a Série A. A assessoria da entidade, ao contrário do que diz o Cruzeiro, afirma que o regulamento é claro sobre isso.
A precaução celeste surgiu após inúmeros casos de jogadores irregulares, que renderam punições com a perda de pontos. O caso mais recente e rigoroso aconteceu com o América, que perdeu 21 pontos e caiu para a lanterna da segundona. O clube alviverde recorrerá ao Pleno do STJD para tentar reverter a decisão.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi