EXPEDIÇÃO VIDAS ÁRIDAS VISITA JANUÁRIA E FAZ AÇÕES NO RIO PANDEIROS E ORLA DO CAIS DA CIDADE

Por dois dias, segunda e terça-feira, representantes de movimento socioambiental de preservação do rio São Francisco e toda sua bacia hidrográfica estiveram em Januária. Batizado de I Expedição Vidas Áridas, visitaram “in loco” as potencialidades naturais dos recursos hídricos, ainda existente, no rio Pandeiros, e a biodiversidade no entorno. No segundo dia, a orla do Cais da cidade, á margem esquerda do Velho Chico, ganhou um olhar analítico do, antes, rio de integração nacional que, atualmente, clama por políticas publicas, urgente, de revitalização.
PELA PRESERVAÇÃO DO VELHO CHICO E SEUS AFLUENTES
Anfitriado pelo prefeito, Manoel Jorge de Castro, a comitiva contou com a presença do repórter da Inter TV, Délio Pinheiro e equipe de apoio. Vindo do estado das Alagoas, o representante do Conselho da Bacia do São Francisco e fundador do Museu Ambiental do Velho Chico, Antônio Jackson Borges.
Integrando a expedição o coordenador municipal de Defesa Civil, Abel Barcellos, Andréia Dias e Erivelton, TV Norte, imprensa escrita, Polícia do Meio Ambiente, com os sargentos Matos e Guedes, entre outros januarenses militantes das causas ambientais. Uma estratégia de políticas sociais entre poder público, imprensa e entidades segmentadas na sociedade, promovendo ações em defesa do rio São Francisco e seus afluentes.
EXPLORAÇÃO ATRAVÉS DE MANEJO SUSTENTÁVEL
No atual momento, passando por profundas transformações ambientais, com aquecimento global, diminuição da camada de ozônio e perda da biodiversidade alcança escala planetária. Muito, por razão, do uso irracional dos recursos naturais. Portanto, estas iniciativas socioambientais, buscam conscientizar a necessidade de intervir positivamente no meio ambiente explorando, os recursos, através de manejo sustentável.
Neste sentido o Movimento Vidas Áridas e Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – Amams -  em parceria com diversas entidades da sociedade civil e instituições públicas, que atuam na bacia do São Francisco,  levam ações de educação ambiental e mobilização em prol de políticas de revitalização. Atuando, nesta empreitada, de forma positiva, a InterTV Grande Minas, afiliada da Rede Globo, produzindo um documentário que será exibido pela emissora entre outras estratégias de veiculação de alcance, na grande mídia nacional.  
DOZE CIDADES RIBEIRINHAS NO ROTEIRO SOCIOAMBIENTAL
Iniciada na cidade de Montes Claros, no dia 15 deste mês, a expedição passou por Três Marias, Pirapora, Buritizeiro, Ibiaí, São Romão, São Francisco, Pedras de Maria da Cruz até chegar, no domingo (21/09), em Januária.  Na quarta, de manhã, seguiu rumo Itacarambi, Matias Cardoso e Manga. 
(Texto e fotos de José Maria Guedes – Academia Januarense de Letras)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi