Nasf de Itacarambi adere à Campanha Novembro Azul dando informações para a saúde dos homens

FOTOS EQUIPE DO NASF DE ITACARAMBI
                                                        profissionais do Nasf apoiando o Novembro Azul
Por Vailton Ferreira
A equipe do Nasf de Itacarambi reuniu nesta semana todos os servidores e foram de encontro com os homens de mais de 50 anos para alertá-los  sobre a Campanha de Combate ao Câncer Próstata mais conhecido como “NOVEMBRO AZUL”.  Os profissionais de saúde repassaram  para eles, a quebra do tabu por não fazer o exame de próstata. O que sofre uma resistência por muitos homens. 
No mesmo dia, a equipe realizou um trabalho promissor   com  orientações sobre as causas prevalentes da morte masculina. Durante este mês de novembro o Nasf de Itacarambi aproveitará  para  alertar os homens sobre a necessidade de cuidar da própria saúde também sob outros aspectos, já que eles costumam procurar menos os serviços de saúde e manter uma vida menos saudável se comparados às mulheres.
Durante o período da manhã o grupo formados por dezenas de homens  estavam todos descontraídos, recebendo todas as informações referente a prevenção de câncer de próstata. Enfim, todos saíram da reunião sabendo que terão que fazer os exames.
Prevenção – Aqueles que querem aproveitar as ações da campanha para realizar a prevenção, devem procurar as unidades básicas de saúde para iniciar os procedimentos, que estão intensificados durante todo este mês de novembro.
Todo homem a partir dos 40 anos de idade deve iniciar a prevenção contra o câncer de próstata. Na rede pública de saúde a primeira consulta é feita na unidade básica de saúde. Primeiramente o exame realizado é o de sangue, chamado PSA. Caso este apresente alteração, o médico avalia a necessidade do exame de toque retal. Posteriormente a estes ainda pode ser feito o ultrassom de próstata. Caso confirmada a doença, o tratamento com oncologista também é oferecido no município.
Novembro azul – O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversos órgãos e entidades neste mês, dirigida aos homens para alertar sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. As ações ainda aproveitam para alertar sobre outras doenças que mais acometem os homens. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.
                              OS HOMENS ADERIRAM À CAMPANHA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno