Postagens

Mostrando postagens de Março 23, 2014

Secretaria de educação de Itacarambi realiza planejamento pedagógico de 2014

Imagem
PREFEITO RAMON CAMPOS AO LADO DA SECRETÁRIA-ADJUNTA RENATA
Por Vailton Ferreira A Prefeitura Municipal de Itacarambi por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou neste sábado (29) no período da manhã no Clube recreativo municipal o planejamento de 2014, repassando o resultado da  Avaliação Diagnóstica Interna da Rede Municipal de Educação de Itacarambi. O projeto vem  alavancar com mais perspectiva o futuro pedagógico do ensino a ser aplicado em todas as escolas do município. Estiveram presente no evento, o Prefeito Ramon Campos, a Secretária da Educação Elisângela Lacerda  a secretária-adjunta  Renata, Supervisores de Ensino e professores. CENTENAS DE PROFESSORES ESTIVERAM NA REUNIÃO Nessa perspectiva, a Educação Básica deve estar voltada para a formação integral dos alunos, buscando, em especial   da escola pública, para as novas exigências sociais, formando-o para a inserção consciente no mundo do trabalho e para o exercício pleno da cidadania. Assim, este planejamento procura…

Suicídio: fique atento a estes sinais

Imagem
Com informação do site hypescience.com No ano de 2012, o município de Itacarambi Norte de Minas ficou estagnada com o grande índice de suicídio envolvendo jovens deixando um rastro de desconforto para algumas famílias, sem motivo aparente muitos que suicidaram, não existiu motivo algum para cometerem  este fato. O que levou essas pessoas a cometerem suicídio? Fica a resposta no ar. Enquanto isso,  quem sofre com a falta do ente querido são os familiares que muitas vezes não sabem o que fazer. A média brasileira fica entre 25 e 26 suicídios por dia, número só inferior ao de mortes no trânsito e homicídios. Ainda segundo dados da OMS, ao longo da vida, 17,1% dos brasileiros pensam seriamente em se matar, 4,8% chegam a elaborar um plano para tanto, e 2,8% efetivamente tentam o suicídio. Já de acordo com dados do Ministério da Saúde brasileiro, de 2006 a 2010, o país teve uma média de 4,8 suicídios a cada 100.000 habitantes, sendo que o estado do Rio Grande do Sul liderou essa estatística, c…

Menor que teria participado de latrocínio é detido em Pirapora

Imagem
Do G1 Grande Minas A Polícia Civil aprendeu nessa quinta-feira (27) o menor de 17 anos, suspeito de participar da tentativa do roubo em um supermercado, emPirapora(MG), que terminou com a morte de uma operadora de caixa, de 44 anos. O adolescente foi detido no Bairro Santo Antônio, após denúncias anônimas. A arma utilizada no crime ainda não foi encontrada. O outro menor, de 16 anos, que disparou a arma, foi apreendido na madrugada da terça-feira (25). Ele estava na zona rural de Ibiaí (MG), na casa de familiares. O garoto já foi apreendido outras vezes por ato infracional análogo ao tráfico de drogas, assaltos e direção perigosa. De acordo com o delegado, Diego Casemiro, os dois estão internados em uma unidade de recolhimento, e permanecem à disposição da Justiça. Mesmo tendo fugido sem levar nada, o crime pode ser considerado como latrocínio.

NASF de Itacarambi realiza o Programa Saúde na Escola

Imagem
COM INFORMAÇÃO http://www.cosemsmg.org.br/ O Núcleo de Apoio Saúde da Família (NASF) de Itacarambi com apoio das secretarias municipais de saúde e educação colocou em prática o programa Saúde na Escola (PSE). Foram realizadas palestras educativas e teatro nas escolas do município durante todo o mês de março. Foram contempladas 21 escolas da zona urbana e rural de Itacarambi, sendo pré-escolar, nível fundamental e médio. Os temas abordados foram: Alimentação Saudável e Combate ao uso de álcool e drogas. As programações aconteceram na própria escola, pois o ambiente escolar é importante para o desenvolvimento de programas educacionais na área da saúde. O PSE tem o objetivo de contribuir para formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças, visando o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. A estratégia de integração da saúde e educação busca o desenvolvimento da cidadania e a qualificação das politicas públicas bra…

CODEVASF QUER REPOVOAR VELHO CHICO COM SURUBIM

Imagem
Técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, na Bahia, estão próximos de desenvolver um pacote tecnológico para produção do surubim pintado, uma espécie de bagre nativa da bacia hidrográfica do “Velho Chico” quase desaparecida na região do Baixo São Francisco.
O domínio pleno da tecnologia permitirá à Codevasf a produção, em larga escala, de alevinos da espécie para as ações de repovoamento da bacia hidrográfica por meio de peixamentos públicos, contribuindo para o aumento dos estoques pesqueiros. Atualmente, a produção de surubim neste centro, situado no município de Porto Real do Colégio (AL), é realizada de forma experimental.(JORNAL MONTES CLAROS)

Aprovação ao governo Dilma cai 7 pontos e fica em 36%, diz Ibope

Imagem
A pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira (27), que a avaliação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff caiu de 43% para 36% em relação ao levantamento anterior, de dezembro. No mesmo período, a sondagem registrou uma oscilação dentro da margem de erro de 35% para 36% dos entrevistados que consideram o governo regular e o porcentual dos que o avaliam como ruim ou péssimo subiu de 20% para 27%.
Foi a primeira vez, desde julho do ano passado, logo após os protestos de rua, que a presidente interrompeu a trajetória ascendente de avaliação positiva. Na ocasião, ela registrou 31% de avaliação positiva.
O porcentual dos entrevistados que aprovam a maneira da presidente Dilma Rousseff de governar caiu de 56% para 51%. Ao mesmo tempo, aqueles que desaprovam a maneira da atual presidente de governar subiu de 36% para 43%.Assim como a avaliação positiva, a aprovação da maneira de governar de Dilma inverteu a trajetória favorável. Em julho, 49% reprovavam a maneira de governar, su…

Secretaria garante que servidor não perderá cargo de imediato

Imagem
A secretária Lúcia Gazzola anuncia que nenhum servidor será demitido de imediato   Informação do jornal EM
A secretária de Educação, Ana Lúcia Gazzola, garantiu nesta quinta-feira(27) que nenhum servidor efetivado sem concurso público no Estado será demitido de imediato. Nessa quarta-feira(26),em decisão unânime do Supremo Tribunal Federal (STF), foi julgada inconstitucional a lei que efetivou funcionários designados, que representam em torno de um terço dos funcionários públicos na ativa no estado. A secretária de Educação disse que todos serão recontratados pelo mecanismo da designação, que era o contrato anterior à efetivação,  ocorrida em 2007, data da aprovação na Assembleia da lei de autoria do governo de Minas. Por meio da designação, o servidor perde a estabilidade no cargo e o contrato vale apenas por um ano. Além da perda da estabilidade, a secretária disse também que os servidores podem perder o cargo em definitivo se não passarem em concurso público que o governo deverá real…

CARLOS PIMENTA QUER AÇÕES PARA IDOSOS

Imagem
COM INFORMAÇÕES DO GERAIS NEWS Se depender do deputa do Carlos Pimenta, líder do PDT na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, as políticas para os idosos em Montes Claros serão potencializadas na administração do prefeito Ruy Muniz, do PRB, que dispensa atenção especial ao setor. Além de R$ 30 mil para a compra de veículo para a Coordenadoria do Idoso, o parlamentar garantiu mais R$ 30 mil de emenda para a aquisição de novos computadores para o curso de informática. Ele fez este anúncio ao participar na tarde dessa sexta-feira, da entrega de certificados a idosos que concluíram o curso básico de computação, no Plenário da Câmara Municipal. Cumprindo o quinto mandato consecutivo à Assembleia e preparando-se para buscar o sexto, Carlos Pimenta destacou a importância de se cuidar bem da terceira idade e destacou esta preocupação da atual administração. Carlos Pimenta se referiu ao exitoso trabalho da Coordenadoria do Idoso, desenvolvido pela assistente social Cibely Freire Diniz Oliveira…

HOMEM DESAPARECIDO EM ASSENTAMENTO É ENCONTRADO NUMA FAZENDA EM JANAÚBA

Imagem
Hoje em Dia Um trabalhador que estava desaparecido desde o dia 20 foi encontrado por militares do Corpo de Bombeiros de Janaúba, na tarde de quarta-feira (26). José Gonçalves Oliveira, de 50 anos, estava no assentamento Vitória, na zona rural de Verdelândia, no Norte de Minas, quando foi visto pela última vez. Familiares do homem acionaram os bombeiros, que iniciaram buscas e encontraram o trabalhador em uma fazenda vizinha. Como estava bastante debilitado, ele foi conduzido até o Hospital Regional de Janaúba.  Os bombeiros não explicaram por qual motivo o homem deixou o assentamento.

“MATERNIDADE DO HOSPITAL MUNICIPAL DE ITACARAMBI “GERSON DIAS” NUNCA FOI FECHADO” REVELA SECRETÁRIA DE SAÚDE.

Imagem
SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE PRISCILA FAZANI Com informação da Secretaria de saúde de itacarambi O Hospital Municipal de Itacarambi “Gerson Dias” localizado no centro da cidade tem efetuado um trabalho promissor no atendimento a saúde da população do município. Na maternidade os profissionais de saúde tem seguido  um padrão prioritário no atendimento as gestantes que ali tem encontrado um atendimento amável.  Nesta semana surgiu burburinho nas ruas da cidade dizendo que tinha fechado a maternidade do hospital. Segundo a Secretária Municipal de Saúde Priscila Fazani, disse a reportagem que a maternidade do hospital não esta fechada, o que ocorre é que após avaliação médica e constatação da necessidade de transferência, a gestante é encaminhada para Januária, Manga, Montes Claros ou Janaúba, através de protocolo médico recém implantado, que normatiza tal ação. Dependendo da gravidade do caso, torna-se necessário também o cadastro desta gestante na central de regulação de leitos – SUS-FÁCI…

Em Itacarambi: Ex-Prefeito deixou obras inacabadas e abandonadas

Imagem
CRECHE DO LAGO SUL, ABANDONADA PELA GESTÃO PASSADA. Por Vailton Ferreira O prefeito Municipal de Itacarambi, Ramon Campos(PDT), recebeu uma herança péssima na sua gestão. Varias obras inacabadas que hoje deveria está funcionando, infelizmente passa por uma reformulação de projetos. Recursos chegaram, mas não foram devidamente aplicados, uma vez que obras importantes não foram concluídas, como, por exemplo, uma creche do  Bairro Nossa Senhora de Fátima ,quadra poliesportiva, da rua 31 de dezembro, perto da Rodoviária estão embargadas. Devido desvios de verba pública. AUTORIZADA A FUNCIONAR EM ABRIL Já a Escola Infantil do Lago Sul, foi construída fora dos padrões exigidos pelo Ministério da Educação. Segundo a Secretária de Educação, Elisângela Lacerda disse que ao encontrar a escola ficou indignada com a estrutura inacabada do prédio. Para ela  a creche quase foi interditada pelo MEC, para não ficar numa situação complicada, o prefeito Ramon Campos solicitou a Secretaria Estadual de Educa…

CAMINHÃO TRANSPORTANDO GADO TENTA FAZER MANOBRA E BATE EM POSTE DE LUZ NO CENTRO DE ITACARAMBI

Imagem
CAMINHÃO QUE BATEU NO POSTE NO CENTRO DE ITACARAMBI Por Vailton Ferreira Um caminhão transportando gado, esbarrou num poste de luz nesta manhã de quarta-feira(26) na avenida Presidente Kennedy no centro de Itacarambi. Ao tentar  entrar numa travessa da avenida, o motorista que não foi identificado bateu no poste e quase danificou toda a rede elétrica, duas casas acabaram ficando sem luz, quando os fios caíram no chão pondo em risco todas as pessoas que transitam no local. Na hora do acidente dezenas de moradores saíram das casas para verificarem o estava acontecendo. “”Esse motorista parece  doido, como ele é capaz de entra numa rua deste tamanho com um caminhão grande desse jeito””. Comentou um morador. Ninguém ficou ferido.                                 LOCAL ONDE O CAMINHÃO BATEU NO POSTE
O caminhão não teve a placa anotada, a única identificação que se sabe é de Sergipe. Os moradores que tiveram a casa sem energia, foi um casal de idosos que ficaram com sem saber o que estava aconte…

POLÍTICA DE NOSSA REGIÃO.

Imagem
AVAMS PREPARA XX CONGRESSO DE VEREADORES 11 de abril de 2014 é o ano e o dia, que os vereadores da Associação das Câmaras e Vereadores da Área Mineira da Sudene (Avams) comemoram a 20ª Edição do Congresso de Câmaras e Vereadores, da entidade. O evento já se tornou um marco na história do legislativo norte-mineiro, e este ano vêm com novidades e inovações. Para o presidente da Avams, vereador de Manga, Leonardo Pinheiro, a tônica do XX Congresso de Câmara e Vereadores é o empreendedorismo governamental. 
JANAUBA PODERÁ TER UMA FACULDADE DE MEDICINA
A empresária e líder comunitária Maria de Fátima Leite Silva está empolgada com a possibilidade de Janaúba contar com uma faculdade federal na área de Saúde, possivelmente Medicina. Neste mês de março, Fátima Leite esteve em Brasília-DF onde protocolou no gabinete da presidente da República Dilma Rousseff ofício solicitando a criação e instalação do curso de Medicina no campus da Universidade F…

Ladrões dopam agentes e roubam dezenas de armas no presídio Dutra Ladeira

Imagem
COM INFORMAÇÃO DO JORNAL HD A Polícia Militar e a Polícia Civil estão em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde uma quantidade considerável armas foi furtada, na madrugada desta segunda-feira (24). A ocorrência foi no galpão dos agentes penitenciários (paiol), próximo ao presídio Antônio Dutra Ladeira.
As primeiras informações dão conta que os agentes penitenciários foram dopados por bandidos, que levaram 50 pistolas calibre 40 e cerca de 40 fuzis de calibres variáveis. A perícia está no local investigando o caso.A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) ainda não se manifestou.

PM PARTICIPA DA ABERTURA DOS JOGOS – PROJETO BOM DE BOLA CRAQUE NA ESCOLA EM ITACARAMBI

Imagem
COM INFORMAÇÃO PMOLINE No último dia 14, a PM apoiou a abertura dos jogos municipais de FUTSAL, o qual está inserido o projeto “Bom de bola craque na escola”. O projeto tem como coordenador o Sgt Célio do Pelotão de Itacarambi. O evento transcorreu de forma tranqüila e contou a participação efetiva da comunidade. Os jovens atletas deram um show de bola e civismo.

Cadeirante, suspeito de tráfico de drogas, é preso em Bocaiuva

Imagem
MATERIAL APREENDIDO PELA PM DE BOCAIUVA.
Um homem, suspeito de tráfico de drogas, foi preso no fim da tarde dessa sexta-feira (21), em Bocaiuva, no Norte de Minas Gerais. De acordo com a Polícia Militar, uma denúncia informou de um intenso movimento, característico de tráfico de drogas, na Rua A, no bairro Jardim Beija Flor.
Quando a polícia chegou ao local, encontrou um suspeito, que é cadeirante. Os demais fugiram pela porta dos fundos. Na busca no imóvel, a polícia encontrou ma arma de fogo com numeração violada, um colete a prova de balas, uma porção grande de crack, dois papelotes de cocaína, aparelhos celulares, sacos plásticos usados para embalar drogas, dinheiro trocado, característico do comércio de entorpecente e um álbum, contendo fotos de pessoas conhecidas no meio policial por envolvimento com o tráfico de drogas.
O autor assumiu ser o proprietário da arma e da droga, e disse que comercializa entorpecentes no local. Ele foi preso em flagrante…

ARLEN ANUNCIA LIBERAÇÃO DE RECURSOS DO TRAVESSIA

Imagem
DEPUTADO ARLEN SANTIAGO Após esforços do deputado Arlen Santiago,o governador Antônio Anastasia anunciou a liberação de recursos do Programa Travessia, para diversos municípios mineiros. O Programa, criado em 2007, iniciou sua atuação em 2008, e se constituiu como a principal estratégia do Governo de Minas para o combate à pobreza e à vulnerabilidade social no Estado.(facebook)

GOVERNO ASSINA CONTRATO PARA PERFURAÇÃO DE POÇOS

Imagem
SECRETÁRIO BILAC PINTO
O Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Bilac Pinto, assinou nessa terça-feira, na Cidade Administrativa, contrato com as empresas vencedoras da licitação para iniciar a perfuração de 112 poços artesianos em 76 municípios do Estado que enfrentam problemas com a falta de abastecimento de água. Grande parte das localidades atendidas fica situada no Norte de Minas e nos vales do Jequitinhonha e Mucuri. Para a realização destas obras serão investidos R$ 8,3 milhões pelo Governo de Minas, por meio do programa de Infraestrutura Municipal (ProInveste). Ao todo, a ação irá beneficiar cerca de onze mil mineiros que sofrem com a falta de água de qualidade para consumo.(agência Minas)