CHEIA DO RIO SÃO FRANCISCO NÃO DUROU NEM UM MÊS, E COMEÇA A AGONIZAR NA REGIÃO DE ITACARAMBI.

                                        local onde a Balsa presta serviço de travessia de veiculos em Itacarambi
Por Vailton Ferreira(jornal portal de itacarambi)
O nível manancial do Rio São Francisco  está muito baixo na região do município de Itacarambi, há uma semana que a balsa que presta serviço de travessia para as cidades de Jaiba e Janaúba esta comprometida devido a o baixo nível do rio. O visual do rio transformou numa verdadeira tristeza para quem vive o dia a dia da pesca e na retirada de cascalho no meio do rio. Os ribeirinhos estão com muito medo se o rio não vier a encher nesses meses de fevereiro e março época da chuva.
No inicio de dezembro choveu bastante na cabeceira do Velho Chico, trazendo uma cheia até favorável, mas agora depois de um mês, rio começa a ficar numa situação drástica. em Pirapora, no Norte de Minas. Sempre muito movimentada no verão, desta vez, a cidade  sofre com a falta de  visitantes. O Balneário das Duchas do Velho Chico, principal atração turística da cidade, está praticamente seco. Enquanto comerciantes e pescadores reclamam do prejuízo, toda a população está preocupada, porque nunca viu o rio tão vazio em janeiro, e espera dias piores no segundo semestre. Em plena temporada que deveria ser de chuva, a situação já é critica.
Nossa reportagem esteve nesta semana em Manga e deparou com a travessia dos carros para o outro lado da Cidade de Matias Cardoso e deparou com a balsa travessando centenas de carros numa pressa danada, pois é o único lugar que ainda consegue prestar este serviço, o local do porto tem uma profundidade ainda acessível para travessar os veículos. Mas se o rio continuar secando deste jeito a situação pode piorar no decorrer dos dias.
Para muitos moradores que dependem do rio teme uma seca pior que a do ano passado. Até mesmo o abastecimento de água pela Copasa gera um desconforto na população das cidades de Itacarambi e Januaria. Ainda não é momento de muita preocupação, mas tem deixado muitas pessoas em alerta.
Tem até pessoas abrindo poços artesianos na zona rural para precaver e tentar sair fora da seca. Segundo o Blogueiro Edivaldo Braga O Rio São Francisco vem enfrentando uma das maiores secas da sua existência, as várias cidades das suas margens sofrem com a falta de água. São inúmeros os relatos dos ribeirinhos, que contam as dificuldades enfrentadas no seu cotidiano. Muitos caminham a pé pelo leito do rio até chegarem à cidade e fazem o mesmo trajeto de volta para casa. Alunos das redes públicas chegam a usar três transportes para ir à escola, acordam às 5h para poder assistir a segunda aula por que a primeira não é possível. Os ribeirinhos estão aportando os seus barcos nas margens de um rio seco. Sem profundidade, as barcas de médio porte não conseguem navegar e os barqueiros buscam outras formas de sobrevivência, pois o transporte coletivo ficou impossibilitado. Os ribeirinhos estão substituindo os barcos por bicicleta, carroças, carrinhos de mão, entre outras possibilidades de locomoção. Estampou em seu blog esta manifestação.
Já a população de Itacarambi, inclusive os vazanteiros que nesta época tem plantado milho, feijão, abobora, mandioca e melancia não acredita que terá uma safra boa neste ano. Muitos plantaram milho nas ilhas mas o sol veio e secou todos os pés matando toda a plantação.

‘’há muitos anos atrás nesta época eu plantava tanto milho que dava para vender e alimentar meus animais, hoje infelizmente o eu estou deparando é um sofrimento’’ desabafou um vazanteiro. Enfim, se as autoridades não tomar nenhuma providência a situação pode ficar muito pior.
                                                                        RIO EM ITACARAMBI
                                                BALSA TRAVESSANDO VEICULOS NA CIDADE DE MANGA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno