Quase 200 municípios mineiros podem solicitar novas vagas no Mais Médicos

Agência Brasil
Para expandir o Programa Mais Médicos em todo o Brasil, e garantir a incorporação de 100% das vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), o Ministério da Saude abriu edital que prevê a contratação de profissionais para 1.500 prefeituras. Em Minas Gerais, 166 municípios poderão solicitar novas vagas pelo programa.
“A ampliação do Mais Médicos dá nova oportunidade a esses municípios que, por algum motivo, não puderam aderir ao programa. A iniciativa atende a reivindicação de cidades do país inteiro por nova chance de integrar ou ampliar o número de profissionais”, ressaltou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
Municípios e médicos terão até os dias 28 e 29, respectivamente, para confirmar sua participação e efetuar a inscrição no sistema do Programa no site. Pode participar as prefeituras do Provab 2014, que encerra em fevereiro, e aquelas de maior vulnerabilidade econômica e social. 
De acordo com o ministério, foram priorizadas as cidades com 20% de sua população em extrema pobreza, com IDH baixo e muito baixo, localizadas no semiárido, Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Ribeira e nas periferias de capitais e regiões metropolitanas. Também foi garantida expansão para os distritos indígenas.

Prioridade

Os médicos brasileiros continuam tendo prioridade na seleção. E a partir de agora, eles terão três oportunidades para escolher o município em que irão atuar. Na inscrição, cada profissional definirá até quatro cidades de diferentes perfis, conforme a sua prioridade. Os candidatos concorrem somente com aqueles que optarem pelos mesmos municípios e, quem não conseguir alocação, terá acesso às vagas remanescentes.
Outra novidade é que os candidatos brasileiros poderão escolher entre os benefícios do Mais Médicos ou 10% nas provas de residência do país. Caso todas as vagas não sejam preenchidas, o edital será aberto aos brasileiros que se formaram no exterior e, em seguida, aos profissionais estrangeiros.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno