RIO CHEIO, REPRESA VAZIA

                                                                     represa de Três Marias
Por Vailton Ferreira
Há mais ou menos 20 dias atrás  publicamos uma reportagem sobre as águas do Rio São Francisco na região do município de Itacarambi sobre a vazão do rio onde a água exalava um cheiro ruim e se encontrava toda esverdeada. Agora a situação está totalmente diferente. Com a temporada chuvosa o rio demonstra mais forte e revigorado.  A chuva que tem caído nos afluentes  deu vida ao Velho Chico.
Enquanto isso Atualmente a represa de  Três Marias está com 12,87% da capacidade, 2,34% a mais do que no mês anterior.  Em janeiro, o reservatório estava em 10,53%. No mesmo período de 2014, tinha 27,56%. O menor nível foi atingido em outubro de 2014, 2,89%.
Por isso o que salva o rio são as águas dos afluentes que ressuscita o Velho Chico. Com um volume maior atualmente com sua correnteza   sorridente o rio trás uma água barrenta demonstrando que a cheia é uma realidade.
Centenas de pessoas  estiveram no Cais da Água Viva observando as plantas aquáticas que desciam rio abaixo indicando que a chuva que cai na cabeceira está enchendo o rio com muita rapidez. ‘’Veja o rio para encher demora, mas para secar é rápido porque o desvio irregular de irrigação clandestina são fatores desordenados para a vazão do rio’’. Falou um senhor pescador.

Enquanto isso o rio continua enchendo e deixando os moradores ribeirinhos contentes.
                                                                RIO TOTALMENTE CHEIO
                           PLANTAS AQUÁTICAS DESCENDO NA CORRENTEZA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno