Congresso foca a qualificação de vereadores

Fonte JN noticias
“Interpretar as demandas locais cabe ao Legislativo e Executivo municipais. Mas, na realidade, a União é detentora e controla a maior parte das questões financeiras e administrativas. Com isso, as políticas públicas chegam aos cidadãos nos moldes de Brasília. O cotidiano da população é específico e os municípios, que são executores, é que deveriam gerir os recursos e os formatos dos projetos destinados à sociedade local”. A afirmação foi feita pelo presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Barbacena, Antônio Carlos Andrada, durante a abertura do V Congresso Mineiro de Vereadores, nessa quarta-feira (18/03), em Belo Horizonte.
Também presente ao evento, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), Sebastião Helvécio, destacou a necessidade da atualização constante no legislativo. “Temos um respeito e carinho muito grande e reconhecemos a importância das câmaras municipais de vereadores. O congresso é uma oportunidade de atualizar temas importantes do dia a dia para auxiliar na elaboração de políticas de maior qualidade, que vão ao encontro do cidadão”, reforçou.
A mesa de abertura contou ainda com as presenças da secretária de Assuntos Municipais da Prefeitura de Belo Horizonte, Luzia Ferreira; o assessor institucional da Defensoria Pública, Gério Patrocínio Soares; e o subsecretário de Assuntos Municipais da Secretaria de Estado de Governo, Marco Antônio Viana.
Veterano no Legislativo, o vereador Flávio Barbosa Silva, da cidade de Barbacena, na Zona da Mata, acredita na importância de administrar bem a câmara de vereadores. “Busco manter meus conhecimentos sempre atualizados, pois as leis mudam muito. Uma Câmara bem administrada reflete no bom atendimento da população”.
PROGRAMAÇÃO - Cerca de 700 vereadores participam de debates como requisitos para propositura de projetos de lei, publicidade na atuação parlamentar, comunicação assertiva, execução orçamentária e financeira, análise de projetos e majoração de tributos, concessão de diárias aos agentes e remuneração dos vereadores. O congresso terminou nessa quinta-feira


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi