Pimenta quer valorizar profissionais da saúde

O deputado estadual Carlos Pimenta, do PDT, e demais membros da Comissão de Saúde da Asembleia Legislativa de Minas Gerais visitaram a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), para encontro com o presidente da Instituição, Lincoln Lopes Ferreira. A atividade teve o propósito de iniciar um diálogo direto com a direção da entidade, a fim de conhecer as demandas da categoria em relação à área de saúde pública do Estado. O pedetista defendeu, durante o encontro, a valorização dos profissionais do setor.
De acordo com o representante dos médicos, a saúde sofre com o subfinanciamento e com o risco de entrar em colapso no Estado. Ele abordou, ainda, as dificuldades cotidianas enfrentadas pela categoria e os demais profissionais que atuam na área, como a sobrecarga de trabalho. Falou sobre a formação dos futuros médicos e a qualificação das escolas de medicina. Ressaltou a necessidade de haver uma política de estabilidade para médicos que atuam na saúde pública, com garantia de progressão; além de lembrar a importância de revisão das tabelas dos Sistema único de Saúde (SUS), que estariam defasadas.
Durante o encontro, Carlos Pimenta, que é médico e vice-presidente da Comissão de Saúde, ressaltou sua preocupação com o trabalhador médico. Ele destacou a falta de motivação da categoria diante da atual realidade da saúde e da profissão no Brasil. “Precisamos combater a atuação dos médicos como pessoa jurídica apenas para burlar a legislação trabalhista, deixando de pagar direitos como o 13º salário, por exemplo. Essa e outras situações geram insatisfação em exercer a profissão que demanda tantos anos de estudo, dedicação e gastos. A situação da classe é dramática”, definiu o parlamentar, ao enfatizar, ainda, a importância de se instituir a carreira pública, lembrando as demissões que costumam ocorrer, sobretudo no interior, quando há troca de governo.
Entre outros temas discutidos, Carlos Pimenta destacou a atenção especial para as condições de trabalho dos médicos e a luta pela criação da carreira do médico pelo governo. A estabilidade profissional dos médicos que atendem aos milhares de municípios pelos PSFs, salários decentes e melhores condições de trabalho melhorariam o atendimento aos pacientes e evitaria a “importação de médicos cubanos e de outros países”, também foi citado por Carlos Pimenta.(JN noticias)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi