Secretários discutem com prefeitos do Norte de Minas soluções para a saúde na região

Comitiva de prefeitos do Norte de Minas liderada pelo secretário de estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Paulo Guedes, reuniu-se, no último dia (11), com o secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, para apresentar levantamento da situação atual da Rede de Atenção à Saúde dos Municípios.
Entre as reivindicações dos prefeitos estão a regularização dos repasses de recursos em atraso, a revisão dos critérios de extrapolamento do teto salarial das equipes médicas e a efetivação do contrato em andamento do Cisrun (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas).
Para os prefeitos, a intervenção imediata da Secretaria de Estado de Saúde é de extrema urgência, pois os municípios vêm sofrendo com a escassez de recursos para investir em infraestrutura, pagamento de médicos e até COMPRAhttp://cdncache1-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.png de medicamentos. “Estamos passando por momentos difíceis na administração municipal. Quando assumi a prefeitura, em 2012, o hospital estava fechado e nós o reabrimos, porém, até hoje ele continua com o orçamento negativo. Hoje, o nosso déficit é grande, e esta é a realidade da maioria dos municípios do Norte de Minas” declarou Joaquim Neres Xavier Dias (Kincas), prefeito de Salinas e presidente do Cisrun.
O secretário Paulo Guedes reforçou a necessidade de INVESTIMENTOShttp://cdncache1-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.png nos hospitais microrregionais, para garantir o atendimento de qualidade à população do Norte de Minas. “É preciso uma grande concentração de esforços pela descentralização dos serviços de saúde hoje concentrados principalmente em Montes Claros, que também sofre com grandes dificuldades financeiras e a superlotação nos seus hospitais”, ressalto ao lembrar que, nos últimos 12 anos, o governo de Minas se preocupou mais em distribuir ambulâncias na região do que com a reestruturação dos hospitais regionais. “Além dos problemas de saúde, os pacientes que ficam no vai e vem até Montes Claros estão diariamente expostos aos riscos de acidentes nas estradas”, alertou Paulo Guedes
Participaram da reunião o prefeito de Salinas e presidente do Cisrun, Joaquim Neres Xavier Dias, o prefeito de São Francisco e vice-presidente da Amams, Luiz Rocha Neto, o prefeito de Brasília de Minas, Jair Oliva Júnior, o prefeito de Januária e vice-presidente da Ammesf, Manoel Jorge de Castro, além de representante da prefeitura de Francisco Sá, do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais), e da FHAHC (Fundação Hospital de Amparo ao Homem do Campo), de Manga.
ASCOM SEDINOR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno