Emergência em mais municípios do Norte de Minas

Sem maior respaldo do poder público em nível estadual e federal, a seca não para de causar problemas de toda ordem no Norte de Minas, em função das perdas significativas com a agricultura e a pecuária. Para tentar amenizar o quadro dramático, os prefeitos recorrem aos decretos de Estado de Emergência, que lhes possibilitem criar perspectivas de receber ajuda mais substancial para atender às famílias atingidas.
O governador Fernando Pimentel, do PT, homologou nesse sábado o decreto de 14 prefeituras que estão em estado de Emergência em Minas Gerais. Com o reconhecimento do governo do Estado, os municípios podem ter acesso mais fácil e rápido a recursos do Ministério da Integração Nacional. Os decretos do governador foram publicados no Minas Gerais, o diário oficial do Estado.
Dentre as situações de emergência, apenas uma foi ocasionada em função do excesso de água. Em Itaverava, vizinha de Conselheiro Lafaiete, na região Central, um temporal de três horas inundou parte da cidade, na madrugada do dia 1º de fevereiro. O prédio da prefeitura, um centro de saúde e um batalhão da Polícia Militar foram atingidos.
Os outros municípios que decretaram situação de emergência foram Catuti, Felisburgo, Ibiaí, Itaobim, São João do Paraíso, Matias Cardoso, Medina, Grão Mogol, Padre Carvalho, Serro, Urucuia e Lassance, todos em função da estiagem. Já em Francisco Badaró o decreto foi para as áreas atingidas pela seca. No período 2014/15, de acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, já são 108 municípios em situação de emergência em Minas Gerais por causa da falta d’água. Outros 21 foram atingidos por chuvas fortes.
FONTE: JORNAL JN NOTICIAS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno