Começa as festas juninas na região de Itacarambi.

Por vailton Ferreira
A tradicional Festa Junina transforma a cidade de Itacarambi, num verdadeiro cenário de muitas cores e alegria. Os festeiros já se preparam para o mês de junho muita agitação. Varias atrações já começaram a animar a cidade.  Os católicos iniciaram a primeira ‘’Quadrilha’’ do Bairro São Francisco. No ultimo dia 6(sábado) os festeiros realizaram a festa junina em frente a Igreja de São Francisco, centenas de pessoas estiveram no evento dançando e participando dos leilões de pratos, na sequência deu inicio a dança da quadrilha.
Enquanto isso as tradicionais festas já tem data marcada, a tradicional Quadrilha do bairro N. S. de Fatima já começa a se preparar  em seguida vem a do bairro S. José.  Enfim, a zona rural também complementa os festejos.
Na cidade vizinha de São João das Missões, também comemora a tradicional Festa  de São João com uma programação diversificada, é só conferir.
As festas juninas brasileiras podem ser divididas em dois tipos distintos: as festas da Região Nordeste e as festas do Brasil caipira, ou seja, nos estados de São Paulo, Paraná (norte), Minas Gerais (sobretudo na parte sul) e Goiás.
No Nordeste brasileiro, se comemora com pequenas ou grandes festas que reúnem toda a comunidade e muitos turistas, com fartura de comida, quadrilhas, casamento matuto e muito forró. É comum os participantes das festas se vestirem de matuto, os homens com camisa quadriculada, calça remendada com panos coloridos, e chapéu de palha, e as mulheres com vestido colorido de chita e chapéu de palha.

As festas juninas são, na sua essência, multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha tido origem nas festas dos santos populares em Portugal: Festa de Santo Antônio, Festa de São João e a Festa de São Pedro e São Paulo principalmente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno