EM NOITE DE GALA, JANUÁRIA FOI PALCO DE EXIBIÇÃO DO FILME: SERESTEIROS DO RIO SÃO FRANCISCO

A tradicional Praça Santa Cruz, parte baixa da cidade, foi contemplada, na noite desta sexta-feira (03/07), com a exibição do documentário “Seresteiros do Rio São Francisco”, e bem como lançamento do livro: Opará – Cantos, contos e encantos do Rio São Francisco, produzido por Maída Novaes – jornalista e seresteira do grupo Trovadores Urbanos – e pela historiadora Patrícia Pacini. Enriquecendo o evento sociocultural apresentações do Coral da Casa da Memória, Grupo de Teatro do Encontro de Jovens da Sagrada Família, Capoeira Gerais e do seresteiro Karomba e Banda.
Uma realização da Prefeitura de Januária, por intermédio da secretaria municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, fomentando as aptidões da sociedade januarense pelas mobilizações e difusões artísticas dos usos e costumes do povo barranqueiro.
RETRATANDO A SONORIDADE DO POVO BARRANQUEIRO
Com duração de 1 hora e 15 minutos, o filme retrata uma expedição composta por 12 pessoas que visitaram as cidades barranqueiras, de Januária, São Romão, Pirapora e São Francisco, retratando a cultura e, principalmente, a sonoridade dos seresteiros da região. As cenas destacam pessoas de todas as idades embaladas pela vida simples, violão em punho e acordes que encantam. Os seresteiros barranqueiros cantam músicas que falam de lendas, carrancas, vapores, saudades, amores, além de temas atuais e importantes como a grande seca e a transposição do rio São Francisco.
Com informação: José Maria Corrêa Guedes


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi