Prefeitura realiza VII Conferência Municipal de Saúde em Itacarambi

A Prefeitura de Itacarambi, por meio da Secretaria municipal de Saúde (SMS), realizou na sexta-feira (10) o ultimo dia da VII Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro". O evento ocorreu no Salão nobre do Clube Recreativo e teve como objetivo mobilizar, discutir, propor diretrizes e estabelecer diálogos com a sociedade acerca do direito à saúde e em defesa do SUS.
A Conferência teve, ainda, a finalidade de avaliar a situação da saúde, elaborar propostas a partir das necessidades e participar da construção das diretrizes do plano plurianual (PPA), incluindo os planos municipais, estaduais e nacionais. A temática contou com oito eixos: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; e Financiamento do SUS,  e Relação Público-Privado, Gestão SUS e Modelos da atenção à Saúde, Informação, educação e política de Comunicação de SUS, Ciencia, tecnologia e inovação no SUS, Valorização do trabalho e da educação em saúde, reforma democrática e populares do Estado.
Compareceram na Conferência, O Prefeito Ramon Campos, a primeira-dama Shirley,Vereadores, Secretários, médicos e varias celebridades, como também da comunidade em geral.
Em seu pronunciamento, o prefeito Ramon Campos  destacou a importância da conferência para discutir e aprovar propostas que visam possibilitar políticas públicas para o setor de saúde. Ele lembrou que sua gestão trabalha pela melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.
" A secretária Marisa Dias da SMS, leu as diretrizes metodológicas, abrindo a Conferência para mais de 500 pessoas e não havendo nenhuma objeção da parte dos convidados, deu prosseguimento no projeto.
Os debates foram iniciados com a palestra proferida pelo Diretor da Gerência Regional de Saúde de Januria Carlos Manuel que frisou ‘’ESTAMOS NUMA PEREGRINAÇÃO’’ sobre a questão da saúde pública, falou que Itacarambi é um município avançado e tem um sistema de saúde bem melhor, tem êxito e estato no cenário nacional e um nível  na qualidade da saúde. Por combater a mortalidade infantil quase a nível zero.
Depois foi a vez do Dr. Rogers Carvalho, Presidente do Conselho de Saúde, falou que  os municípios precisam muito de recursos para cuidar melhor do Norte de minas. A Conferência neste momento é um espaço democrático que temos para manifestar o que precisamos. Complementou dizendo ‘’ a minha paixão é a contemplação social que eu sempre venho dedicando para que este trabalho seja aplicado de forma concreta. Falou sobre o SUS, não como um plano de saúde, tem que ser visto com muita responsabilidade. E quem ganha é o usuário da saúde.
Quem também falou foi o senhor Elton Fernandes, Apoiador Regional do Conselho de Secretarias Municipais  de Saude de Minas Gerais. Destacando o financiamento do SUS. A  VII Conferência Municipal de Saúde de Itacarambi começou no dia 09 e encerrou nesta sexta-feira dia 10 de julho ao meio dia. foram realizados trabalhos em grupos para aprovação de propostas. Na plenária final foram homologados quatro representantes para participarem da Conferência Estadual de Saúde, sendo distribuídos da seguinte forma: dois  para o segmento dos usuários do SUS; um para os trabalhadores da saúde; e um para o segmento  trabalhador e gestão.
Ascom da PMI



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno