Rio Gorutuba: MP investiga deputado federal por degradar nascente


De pai para filho. O jerico vem seguindo os passos do trator
Vista do vale. Nascente
degradadas e árvores queimadas

O Ministério Público abriu inquérito civil público contra o deputado federal Newton Cardoso Junior, por causa da degradação da nascente do rio Gorutuba, em sua propriedade rural Rio Rancho, em Francisco Sá. O promotor Daniel Castro e Melo, da comarca de Janaúba, acatou representação feita em outubro do ano passado pela Comissão Gestora da Bacia Hidrográfica do Gorutuba, que na época foi liderada pela Associação Comercial e Industrial de Janaúba. Na manhã de ontem a assessoria do deputado federal informou que ele estava em recesso parlamentar e por isso, não podia se manifestar.
A ação do Ministério Público ocorre no momento em que a bacia do Bico da Pedra, diminuiu em 35 centímetros o seu volume, neste mês. Iguala a redução ocorrida no mesmo período de 2014. No entanto, hoje a represa gorutubana se encontra com 4,25 metros de água a menos em relação ao dia 23 de julho do ano passado. A quantidade de água na barragem está 65 centímetros acima do volume ‘morto’, quando é necessário o sistema de bombeamento para fornecer água para o rio Gorutuba, abastecimento na cidade e irrigação que há dias ocorre apenas em dois dias da semana. São 13,15 metros abaixo do transbordamento, fato esse ocorrido pela última vez em fevereiro de 2007.
O Inquérito Civil nº MPMG-0351.14.000284-8, instaurado em 21/07/2015 e cujo assunto é Meio Ambiente, foi publicado no Diário Eletrônico do Ministério Público no dia 24 de julho. Em oficio encaminhado ao empresário Newton Cardoso Junior em 28 de outubro de 2013, a Comissão Gestora explicou que o rio Gorutuba tem a nascente dentro da Fazenda Rio Rancho, que tem feito um trabalho de preservação ambiental, mas precisavam cercar três quilômetros da área e pediram a ajuda com o fornecimento de 600 postes de eucaliptos, 30 bolas de arame farpado e 200 postes esticadores.
Porém em outubro de 2014, a Acijan acionou o Ministério Público, alegando que havia necessidade de preservar a nascente do rio Gorutuba, pois a entidade chegou a oferecer a mão-de-obra para isso ocorrer, mas não tiveram êxito. Salientam a importância do rio Gorutuba para a Barragem do Bico da Pedra, que com a produção agrícola, gera aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos. Por isso, o pedido de ajuda para reverter esta situação e recuperar a nascente do rio Gorutuba.(http://www.pablodemelo.blogspot.com.br/fonte 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi