Crise afeta repasse de verbas e causa problemas em várias cidades

                                                  lixos espalhados pelas ruas das cidades
Por causa da crise, o repasse de verbas para os municípios teve uma queda de 20% agora em agosto. Muitas prefeituras pelo Brasil a fora estão tendo dificuldade para fechar as contas. O Bom Dia Brasil fez um giro pelo país para mostrar o problema em algumas cidades.
Guarujá sem coleta de lixo
Desde o fim de semana, o serviço de coleta de lixo está suspenso porque a prefeitura há três meses não paga a empresa responsável pelo serviço. A dívida é de quase R$ 18 milhões. E o que se vê por aí é lixo por todos os lados.
Para que a coleta voltasse a ser feita a Advocacia Geral do Município até tentou obter uma liminar, mas o pedido foi negado pela Justiça. Enquanto isso são os funcionários da prefeitura que fazem a coleta de forma improvisada.
Municípios mineiros fazem cortes
Em Minas Gerais a redução de gastos tem afetado os serviços de educação. Com menos dinheiro as prefeituras têm feito cortes em áreas essenciais.
A Associação Mineira dos Municípios calcula que a redução dos repasses federal e estadual já ultrapassem R$ 20 milhões só no primeiro semestre. 
Para se ter uma ideia Rio Preto, na Zona da Mata, uma escola foi fechada na zona rural. Oito professores demitidos. Na saúde, as consultas na cidade vizinha foram reduzidas. E em Cana Verde, no Sul de Minas, duas ambulâncias vão ter que ficar paradas na garagem para evitar gastos com combustível e manutenção.
Belém corta gastos de secretarias
Os cortes nas despesas devem afetar o funcionamento das secretarias em Belém, já que a prefeitura anunciou que vai reduzir em 40% os custos com água e energia elétrica.
A prefeitura de Belém também anunciou que cortar gastos com eventos e também reduzir pela metade as despesas com telefonia, diárias em viagem e gratificações.
Ainda não se sabe exatamente quanto a prefeitura vai conseguir economizar. Na manhã desta quarta-feira (26) haverá uma reunião com todos os secretários para decidir de que forma serão feitos os cortes.
Com informação do G1.com




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno