Índios Xacriabás fecham BR 135 manifestando a PEC 215.

Centenas de índios da tribo Xacriabá fecharam na manhã desta sexta-feira(23) um trecho da BR 135 saída da cidade de São João das Missões para o município de Itacarambi. Vários índios portavam arcos e flechas com coca na cabeça e todo pintado. Eles protestaram contra a PEC 215. Que se encontra na Câmara Federal para votação.
Vários veículos não puderam seguir viagem devida o impedimento de madeiras obstruindo a passagem dos carros. A Policia Militar acompanhou de perto o protesto. Enquanto tudo estava parado, alguns índios dançavam e cantavam para protestar a questão à demarcação territorial indígena.
Enquanto os índios protestam aqui em nossa região, A Comissão Especial das Demarcações de Terras Indígenas (PEC 215/00) adiou mais uma vez a votação do substitutivo que o relator, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), apresentou à proposta original. A reunião prevista para esta quinta-feira (22) foi cancelada, inicialmente, por falta de plenário disponível e, depois, pelo início da Ordem do Dia do Plenário da Câmara, que obriga a paralisação dos trabalhos das comissões. Nova tentativa de votação deve ocorrer na próxima terça ou quarta-feira (28).
A polêmica de tudo isso vem se arrastando desde 2000, segundo o presidente da comissão, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), apontou que a matéria tramita na Câmara desde o ano 2000 e tem de ser votada. “É difícil chegar a 100% de consenso para esse tipo de matéria. O texto ainda poderá ser alterado no Plenário. O que não pode é uma matéria ficar 15 anos aqui dentro porque não agrada a todos", disse.
Já em São João das Missões os índios permanecem na expectativa, esperando até terça-feira (28) onde será votada. Pelo parecer de Serraglio, a demarcação de terras indígenas passará a ser feita por lei de iniciativa do Executivo, e não mais por decreto, como acontece hoje. Na prática, essa medida dá ao Congresso Nacional a palavra final sobre novas reservas. A proposta tem o apoio dos ruralistas, em maioria na comissão especial, e o repúdio de deputados indigenistas e ambientalistas, para quem a medida pode representar a paralisação das demarcações de terras.

Por Vailton Ferreira. Com informação da  'Agência Câmara Notícias'
                                                       índios não deixaram nenhum véiculo passar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno