Pular para o conteúdo principal

XAKRIABÁS FECHAM A BR-135 EM SÃO JOÃO DAS MISSÕES

foto de lélia alves


Um protesto comandado por lideranças da etnia Xakriabás fecha a BR-135 na altura de São João das Missões, na saída para Januária, no extremo Norte de Minas. Município que abriga o maior contingente indígena no Estado. Os indígenas denunciam projetos que tramitam no Congresso Nacional que avaliam como de interesse do agronegócio. Um deles é a PEC 215, que tenta retirar do Xxecutivo a responsabilidade sobre a garantia da demarcação dos territórios tradicionais dos povos indígenas e comunidade quilombola.Segundo informações preliminares, os índios protestam contra liminar que determinou a reintegração de posse da Fazenda São Judas Tadeu, na localidade de Várzea Grande, no município vizinho de Itacarambi.
A propriedade foi invadida por cerca de 500 índios xakriabás, em setembro de 2013. Os índios alegaram, na ocasião, que a fazenda é parte da área que pertenceu aos antepassados dos atuais remanescentes da etnia. Eles cobravam do governo a conclusão do processo de demarcação de novos limites para a reserva Xakriabás, considerada o maior grupamento indígena em Minas.Neste momento é grande o congestionamento nos dois sentidos da BR-135. Há forte policiamento no local, imprensa e curiosos. Segundo uma fonte, os índios reivindicam também a retomada da pavimentação da BR-135 entre Manga e Itacarambi, cujas obras foram paralisadas exatamente por suspeitas de que haveria um cemitério indígena no traçado da rodovia justamente na altura de São João das Missões.(fonte Jornalista Luis Cláudio Guedes)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RAPAZ ITACARAMBIENSE É ENCONTRADO MORTO NA CIDADE DE ENTRE RIOS/BA

Wesley Pereira de Souza(foto) encontrado morto em Salvador O jovem Itacarambiense WESLEY PEREIRA DE CARVALHO, 36 anos, mais conhecido como (CAFÚ) foi encontrado morto numa vala com várias perfurações de bala. Segundo informações, Cafú teria ido sacar um dinheiro num banco e  ao retornar foi assaltado e talvez tenha reagido e acabou ferido e morto pelo ladrão. WESLEY era muito querido por todos na cidade de Itacarambi, na época de adolescente costumava jogar com os amigos. Ele morava em SALVADOR, há mais de 10 anos, trabalhava como vendedor, e sempre vinha na cidade de Itacarambi passar as férias. A ultima vez que ele esteve no município foi no ano de 2014. A família dele já está tomando as providências para a preparação do enterro que provavelmente será em Salvador. A mãe que reside em Ribeirão Preto/SP já está indo para Salvador.  Cafú era divorciado e deixa uma filha. ( por Vailton Ferreira)
NOTA DA REDAÇÃO: retificando: A morte d Wesley não foi em Salvador, e sim na cidade de ENTRE RI…

GAROTO DE 13 ANOS É ASSASSINADO EM ITACARAMBI.

MARQUINHO(13 anos)morto covardemente Um garoto menor de idade foi assassinato cruelmente na tarde deste domingo (13) próximo a Rua Alferes Propércio no centro da cidade de Itacarambi. O pequeno Marcos Antônio, 13 anos foi surpreendido na hora por outro menor de idade que desferiu um tiro no peito. Vindo a falecer no local. Marcos não teve tempo de correr. No momento do homicídio o tempo estava nublado com chuva. Segundo informações o calibre da arma usada pelo autor do crime é de uma possível escopeta calibre 20. O Samu foi chamado, mas quando chegou ao local, MARQUINHO já tinha entrado em óbito. A Polícia já sabe o autor do homicídio, a causa ainda está em investigação. O mesmo fugiu do local. Este é um crime raro, onde um adolescente de apenas 13 anos é assassinado no município. A morte do garoto repercutiu muito nas redes sociais de computador. Onde os amigos compartilharam com muito sentimento a perda do pequeno Marcos. (VFS).

TCHÊCA É BALEADO EM ITACARAMBI EM PLENA CAVALGADA.

"Tchêca", como é conhecido na cidade de Itacarambi, e organizador das maiores cavalgadas da região, foi baleado na tarde deste sábado(29), quando estava numa charrete ACOMPANHANDO uma cavalgada, indo em direção do seu sitio, localizado na saída da cidade. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Municipal Gerson Dias. Segundo informações médica, TCHÊCA está fora de perigo e se encontra consciente,  aguardando vaga, num hospital de Januária. Sem maiores informações.