Prefeitos de todo o Estado se encontram nesta terça em Montes Claros

Prefeitos dos quatro cantos de Minas participam durante todo o dia nesta terça-feira (24) do 105º Encontro de Prefeitos das Cidades Polo de Minas Gerais, que volta a ser realizado em Montes Claros após 31 anos. O evento, que foi realizado pela primeira vez  em Montes Claros em 1984, ano em que foram debatidos os crescentes índices de violência e pobreza que estariam se concentrando na região centro-sul do país, vai atrair para a cidade a atenção de todo o Estado, pela importância do debate e pela grande participação dos prefeitos.
A programação que terá início às 9h será aberta pelo prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz. Em seguida irão discursar o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, o presidente da Frente Mineira de Prefeitos (FMP) e prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda; o subsecretário de assuntos municipais, Marco Antônio Viana Leite, e a deputada federal Raquel Muniz.
Para o prefeito Ruy Muniz, o encontro, com grande adesão de prefeitos, mostra que Minas está unida em busca de soluções que permitam aos chefes dos executivo, condições de melhorar a qualidade de vida aos cidadãos.
-Montes Claros vai ser, por um dia, ainda que não oficialmente, a capital de Minas, pois estarão reunidos aqui prefeitos de várias cidades, não apenas para o debate dos desafios que temos enfrentado cotidianamente ou ainda, para a troca de experiências, mas, sobretudo, para encontrarmos caminhos que façam com que nossas cidades avancem, que nos permitam atender as demandas da nossa população, enfatizou.
Para a edição de 2015 entram em pauta temas como a dívida com o INSS e encaminhamento de um movimento junto ao governo federal para novo parcelamento da dívida, nos moldes da Medida Provisória nº 457, de 10 de fevereiro de 2009, que dispunha sobre parcelamento de débitos de responsabilidade dos Municípios decorrentes de contribuições sociais de que tratam as alíneas “a” e “c” do parágrafo único do art. 11 da Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991.
Ainda durante a programação, haverá a discussão de propostas da FMP como: a instituição de fóruns permanentes de Secretários Municipais nas áreas Administrativa, Social e Econômica e a criação de uma agenda institucional para visitas ao governador, presidente da Assembleia, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Procurador-Geral, Secretário de Estado da Fazenda, entre outras.
A deputada federal Raquel Muniz acredita que os debates que estão ocorrendo no Congresso, principalmente na Comissão do Pacto Federativo, também será uma das pautas do encontro;
-Sabemos das dificuldades encontradas pelos municípios, em função da crise que estamos vivendo no Brasil. Muitos não estão conseguindo garantir o funcionamento dos serviços básicos para a população. Na Câmara Federal, através da Comissão do Pacto Federativo e de outras Comissões, estamos trabalhando para mudar esta realidade, estamos trabalhando para a divisão do “bolo” seja mais justa, afirmou a deputada.
O encontro será realizado durante todo o dia no auditório do parque de exposições João Alencar Athayde.

COM INFORMAÇÃO DO O NORTE.NET

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno