Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 30, 2015

MPMG investiga nepotismo e fraude em licitação em Botumirim

O Ministério Público Estadual realizou nesta sexta-feira (4), em Botumirim (MG), a operação “A Grande Família”. Como o processo está sob sigilo, o MP informou apenas que a ação investiga casos de nepotismo cruzado e de fraude em licitação. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, a sede da Prefeitura foi um dos alvos. O prejuízo aos cofres públicos chega a R$ 1,5 milhão. Ainda segundo o MP, a suspeita de nepotismo envolve a Prefeitura e membros da Câmara Municipal. A operação contou com o apoio da Polícia Civil; 19 policiais participaram do cumprimento dos mandados. Operação Catagênese
Em março deste ano, o MP e a Secretaria de Fazenda realizaram a operação Catagênese, contra o desvio de verbas públicas em 19 Prefeituras de MG, e a de Botumirim era uma delas. O prejuízo foi estimado em R$ 20 milhões, e 67 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em 25 cidades do estado. Na época, o MP informou que a operação tinha o objetivo de apurar o desvio ligado à aquisição de combust…

TRAGÉDIA NA BR-251, NO NORTE DE MINAS: 6 PESSOAS, SENDO DUAS CRIANÇAS, MORREM EM COLISÃO ENTRE CARRO E CARRETA

SALINAS – Acidente trágico na BR-251, aqui no Norte de Minas, na manhã desta sexta-feira, 4 de setembro, com 6 pessoas mortas em consequência da colisão entre uma carreta e um carro Corolla. O fato foi no trecho entre o trevo de acesso à MG-120 (que vai para Riacho dos Machados) e a cidade de Salinas, próximo à comunidade de caveiras, que fica na margem da BR-251, que liga Montes Claros à Rio Bahia.
As primeiras informações apontam que seis pessoas, entre elas duas crianças, morreram nesse acidente. Equipes do Samu de Salinas e Francisco Sá e do Corpo de Bombeiros de Montes Claros seguiram para o local, o mesmo acontecendo com a Polícia Rodoviária Federal.
Esse acidente foi por volta de 6h30 envolvendo uma carreta, tipo cegonheira que transporta carros, e o carro. As seis vítimas estavam no carro, sendo quatro adultos e duas crianças. De acordo com informações do Samu, uma criança de dois anos estava na cadeirinha e outra de 4 anos estaria no colo da mãe, que tinha 35 anos. Além dessas …

Prefeitura de Itacarambi prepara desfile de 7 de Setembro

Já são tradicionais na cidade de Itacarambi as festividades e o desfile de 7 de setembro. Esse ano escolas municipais e estaduais, entidades civis e militares farão parte das comemorações que acontecerão na praça da Prefeitura. Traga sua família para participar dessa grande festa em comemoração aos 193 anos da Independência do Brasil. Confira a programação.
05h30min-Alvorada  pelas ruas da cidade com a Fanfarra da E.M.Noeme Sales 08h00min-Hasteamento do Pavilhão  nacional no Paço Municipal. 16h00min-Desfile pelas ruas  da cidade, saindo das escolas em direção à Prefeitura Municipal. 17h00min-Execução do Hino Nacional Brasileiro. 18h00min-Arriamento do Pavilhão Nacional no Cais do Água Viva. 18h30min-Apresentações Culturais com o Tema Meio Ambiente. 19h00min-Evolução das Fanfarras. assessoria de comunicação



Rapaz é assassinado a tiros durante briga entre irmãos em São Francisco

Um rapaz foi assassinado a tiros na tarde desta quinta-feira (3) em São Francisco, Norte de Minas. Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, o crime ocorreu durante uma briga entre três irmãos, no Bairro Sagrada Família. Ainda segundo a PM, inicialmente, o jovem assassinado havia esfaqueado um dos irmãos, mas foi atingido por quatro tiros efetuados por outro irmão que também estava na confusão. O autor dos disparos fugiu e não foi localizado até o início da noite desta quinta. A vítima ferida foi socorrida e encaminhada a um hospital da cidade, e o outro irmão morreu no local. Ascom PM

MANGA – PM PROCURA AUTOR DE ROUBO A TRANSEUNTES

No dia 02 de setembro, após acionamento via 190, a Guarnição PM, composta pelo CB ADAILTON BORGES, SD PAIVA e SD LIMA, compareceu na rua São Francisco, Centro desta cidade, onde, segundo as vítimas J. G. Afonso e M. R. Neves, estas transitavam próximo a Pousada Velho Chico,  momento em que foram abordadas por um indivíduo moreno, de cabelo curto, trajava camisa vermelha com listas brancas e pretas, o qual de posse de uma arma de fogo, ordenou-as a entregar os objetos que possuíam a ele, sendo: uma câmera Canon T2I, com lente TAMROM 18/200, um telefone celular marca Nokia, cor preta, esses pertencentes a uma das vítimas, bem como uma câmera 7D, com lente 17401 pertencentes a outra. Após o fato, o autor evadiu a pé sentido ao Porto das Balsas. A PM realizou rastreamento, porém, até o momento, sem êxito. Assessoria de Comunicação Organizacional do 30º BPM

PREFEITURA MUNICIPAL REALIZARÁ A 3ª COPA JANUÁRIA DE FUTSAL

“Ação de governo, por intermédio da secretaria municipal de Esportes, Lazer e Inclusão Sócio-Esportivo, incentivando a pratica esportiva” Promovendo estratégias de inserção das modalidades esportivas no cotidiano da população januarense a Prefeitura de Januária, por intermédio da secretaria de Esportes, Lazer e Inclusão Sócio-Esportivo, elabora diversificada programação de atividades para integrar o calendário de eventos em comemoração ao aniversário de 155 anos de emancipação politica e administrativa da Cidade das Águas Belas.
MOBILIZANDO A TRADICIONAL POLIESPORTIVA DA PRAÇA SANTA CRUZ Com objetivo de resgatar a pratica do especializado, na mobilidade de Futsal, na tradicional Quadra Poliesportiva da Praça Santa Cruz, batizada de Edvaldo Leite, o saudoso Didiu Promoções, a municipalidade esta elaborando a 3ª Copa Januária de Futsal e convidando equipes da cidade e região para participarem, na categoria principal, com encerramento dos jogos durante os festejos da “Semana da Cidade”. Mai…

4 Delegados do conselho de saúde de Itacarambi estão em BH na 8ª Conferência Estadual de Saúde

Quatro delegados do Conselho Municipal de Saúde de Itacarambi, Aparecida Abreu, José Dias de Souza(ZEQUINHA) e mais dois delegados  estão em Belo Horizonte participando da 8ª Conferência Estadual de Saúde. Desde terça-feira (01), no Expominas. O evento de Minas Gerais reuniu 3 mil participantes no centro de convenções, sendo 2.200 delegados, 660 convidados, 74 expositores e 66 pessoas com credenciamento livre.A agenda de abertura, nesta terça (1º), contou com a participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, no Expominas, em Belo Horizonte. O evento, que vai até sexta-feira, 4, integra a agenda de discussões da 15ª Conferência Nacional de Saúde (15ª CNS) e reunirá 3 mil participantes, sendo 2.588 mil delegados, 320 convidados, 20 expositores e 66 credenciamentos livres.
O Sistema Único de Saúde (SUS) estará no centro das discussões. Os debates em torno dos oito eixos temáticos da 15ª CNS já mobilizaram, desde abril, mai…

Prefeitos do Norte de Minas se reúnem com BDMG

.Encontro promovido pela Amams, sexta-feira, emMontes Claros, é o primeiro de uma série de reuniões no interior de Minas com o objetivo de esclarecer aos prefeitos como obter financiamento. Os 92 prefeitos que integram a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) estão convidados para reunião com o Banco de Desenvolvimento deMinas Gerais(BDMG), na próxima sexta-feira (4/9), emMontes Claros. O Banco estará representado pelo gerente de Setor Público, Emílio Botelho. Ele apresentará as linhas de financiamento anunciadas pelo governador Fernando Pimentel no dia 21 de agosto e mostrará o que as prefeituras devem fazer para ter acesso aos recursos. De acordo com o Presidente da Amams e prefeito de Capitão Enéas, César Emílio, as linhas representam uma excelente alternativa para investimentos nos municípios. “Temos tido retorno positivo e esperamos um bom comparecimento dos prefeitos”, diz. Os recursos estão disponíveis para os 853 municípios mineiros. São quatro linhas de fina…

Pássaro atinge avião e abre buraco na fuselagem da aeronave durante pouso

Um pássaro atingiu o bico de uma aeronave da Gol e assustou os passageiros que iam de São Paulo para o Rio de Janeiro. A ocorrência, conhecida no meio da aviação como 'bird strike' (colisão com aves), aconteceu no fim da manhã de segunda-feira, no momento em que o piloto se preparava para pousar no Aeroporto Santos Dumont, na capital fluminense.O impacto abriu um buraco na fuselagem da parte frontal da aeronave. A companhia aérea informou que o pouso e desembarque dos passageiros do voo G3 1028 aconteceram normalmente. Em nota, a empresa afirmou ainda que preza pelos por altos padrões de segurança e que a aeronave foi encaminhada para manutenção.( Estado de Minas)

NOTÍCIAS POLICIAIS DE NOSSA REGIÃO

PM APREENDE ARMA DE FOGO EM CÔNEGO MARINHO No dia 01 de setembro, os militares da Fração PM de Miravânia compareceram ao Posto Médico daquela cidade, onde deu entrada a vítima J. R. da Mota, 29 anos, com um ferimento provocado por disparo de arma de fogo. Segundo informação da testemunha Z. R. Soares, o marido dela havia saído com uma espingarda polveira de fabricação artesanal e que, em dado momento, ouviu que a arma tinha disparado acidentalmente e acertado a perna direita da vítima. De acordo com a testemunha, o esposo dela foi socorrido por terceiros e levado até o posto médico, onde foi atendido pela médica de plantão, sendo  medicado e encaminhado para a cidade de Manga. Os militares deslocaram até o Povoado de Vaca Preta, em Cônego Marinho, fizeram contato com o irmão da vítima que os entregou, voluntariamente, a referida espingarda polveira, a qual foi apreendida e entregue no 30 BPM de Januária, para demais providências. BRASÍLIA DE MINAS – PM RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APR…

Vulnerabilidade social concentrada em Minas

Sexto Estado brasileiro com menor Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), Minas Gerais ainda tem 30 municípios em situação de extrema pobreza. Todos localizados nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e na região Norte. Não se trata meramente da ausência de recursos monetários, mas de problemas na área de saúde, educação, saneamento, habitação, entre outros, que escancaram as disparidades regionais ainda não superadas. É isso que mostra o estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado nesta terça-feira (1º). O relatório mostra a evolução de diversos indicadores entre 2000 e 2010. Segundo o secretário executivo da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), Luiz Lobo, o problema nessa região do Estado é histórico. Começou nas décadas de 1960 e 1970, com um processo migratório de moradores para as cidades. “Sem nenhum preparo ou capacitação, formou-se um contingente de miseráveis. Entendia-se que a área rural …

Municípios têm linhas de crédito disponíveis

Foram liberados pelo governo estadual R$ 250 milhões para viabilizar investimentos em infraestrutura, saneamento, construção de prédios públicos e aquisição de máquinas. Os recursos estarão disponíveis aos 853 municípios mineiros por intermédio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).O edital de 2015 prevê até R$ 2,5 milhões por tomador, com prazo de 54 a 84 meses e taxas compatíveis com os custos de captação. Municípios com IDH-M menor que a média do Estado (0,668) têm taxas mais baixas.São quatro linhas de financiamento: BDMG MAQ (para aquisição de máquinas rodoviárias e equipamentos para pavimentação, chassis de caminhão, carrocerias e tratores); BDMG URBANIZA (investimentos em mobilidade e drenagem urbana); BDMG CIDADES (construção, ampliação ou reforma de prédios públicos municipais e projetos de eficiência energética); BDMG SANEAMENTO (investimentos em tratamento e distribuição de água e tratamento de esgotos e soluções para resíduos sólidos urbanos).Parte dos recurso…

Russa guardou um alienígena na geladeira por dois anos

Se os alienígenas estão realmente chegando, essa última foto parece confirmar que o primeiro “porto” na Terra vai ser a Rússia. Depois de outras notícias de vida extraterrestre aparecerem na Sibéria, a mais fresca é a de uma mulher russa que afirma ter guardado um corpo alienígena no freezer. A misteriosa forma de vida foi mantida por Marta Yegorovnam, na cidade russa de Petrozavodsk, durante dois anos. Nesse período, ela tirou cinco fotos para provar sua existência.De acordo com Yegorovnam, o “corpo”, que já é o terceiro aviso de vida alienígena no país nos últimos meses, foi recolhido de uma queda de um objeto não identificado, perto de sua casa, em 2009.afirma ter se aproximado do amontoado de metal em chamas, que ela descreveu como “insuportavelmente quente”, e avistado o alienígena morto.A “criatura” tem cerca de 60 centímetros, uma cabeça enorme, grande olhos esbugalhados e aparência de algo entre um peixe e um humanoide. Ela possuí também algo que parece com um fino braço sain…

Juiz vai até a casa de idosa de 100 anos para dar a ela direito de se aposentar

por Reprodução/TJ-GO
Uma cena bastante incomum foi flagrada em Goiás na última semana. E tudo que tem de rara, tem de emocionante. Trata-se de uma lavradora centenária recebendo um oficial da Justiça em sua casa para, aos 100 anos, finalmente começar a receber aposentadoria. O juiz Thiago Cruvinel Santos foi o responsável por ir até a casa da lavradora Alvarina Maria de Jesus, em Itapuranga, para fazer da aposentadoria um direito da senhora centenária. As informações foram divulgadas pelo Tribunal de Justiça de Goiás. Para chegar até esse ponto, o juiz colheu depoimentos da idosa e de outras testemunhas para, na hora, conceder a ela o direito de dois benefícios: conversão do amparo assistencial para a aposentadoria e a pensão pela perda do marido, que morreu há 17 anos. Reprodução/TJ-GO

“Sou uma mulher que viveu muito, vi coisas e sofri todo tipo de privação, junto ao meu marido, meus filhos e meu neto. Mas sou uma pessoa de fé. Acredito em Deus, na vida, no ser humano. Hoje, a…

BONITO DE MINAS – PM APREENDE ARMA DE FOGO APÓS DISPARO ACIDENTAL

No dia 31 de agosto, os militares do Destacamento PM desta cidade foram solicitados pelo SAMU, com a finalidade de apoiá-los em uma ocorrência na zona rural deste município, onde teria ocorrido um acidente com disparo de arma de fogo na comunidade de VEREDA JAPÃO. Durante o trajeto acompanhado do SAMU, os militares encontraram o autor G. N. da Silva, 36 anos,  sendo socorrido por seus familiares (irmão e esposa), em que o acidentado relatou que quando voltava para sua residência, ao passar por uma cerca de arame, a arma disparou acidentalmente, atingindo, dessa forma, sua perna esquerda e o seu rosto lado esquerdo. A vítima foi atendida pelo SAMU e encaminhada para hospital de Januária onde foi assistido pelo médico de plantão. A arma de fogo foi apreendida e entregue na Delegacia de Plantão de Januária.
Assessoria de Comunicação Organizacional do 30º BPM

Coveiro é preso após destruir túmulo para fazer sexo com cadáver de idosa

Um coveiro foi preso em flagrante na manhã do último domingo (30) por violar um túmulo e ter relações sexuais com um cadáver. O caso macabro aconteceu no cemitério público de Parnaíba, que fica no Piauí.
O corpo em questão era de uma idosa de 79 anos que havia sido enterrada no local no último sábado (29). Após denúncia, os policiais chegaram ao local e viram o corpo sem roupa, com a genitália exposta e com o túmulo destruído.
“Recebemos a denúncia de que alguém teria violado a cova de uma idosa enterrada no sábado. Ao chegar no local, os policiais encontraram o corpo com sinais de que teria sido abusado sexualmente e acionaram a perícia. Após indícios achados no local, a polícia chegou ao coveiro do cemitério, que foi preso em flagrante”, explica o major Adriano Lucena. Logo após a prisão, a família da idosa foi avisada do crime e participará dos processos que decorrerão após a investigação. Para comprovar o abuso, o coveiro e o cadáver passarão por um exame de corpo de delito.
COM INFO…

Escolas da Várzea Grande de Itacarambi recebem novos jogos de mesas e cadeiras.

Depois de reformar e ampliar as escolas da Ilha do Retiro, Fabião II, Vila Florentina,Brejo de Santana, e mudar todos os mobiliários a Prefeitura Municipal de Itacarambi entregou nesta segunda- feira(31) novos jogos de mesas e cadeiras para o Centro Educação Infantil Municipal Sementinha da Esperança e  Escola Municipal da Varzea Grande. Essas escolas estão sendo contempladas com as novas carteiras.  É bom lembrar que a escola da Varzea receberá nesta semana novas pinturas nas paredes, nas salas de aulas, teto, banheiro, refeitorio, cozinha tanto nas partes externas como no interior da instituição. O Coordenador de serviço e obras, senhor José, falou que as pinturas ficarão prontas antes do feriado de 7 de Setembro. A administração Municipal vem lutando para melhorar a qualidade de vida dos alunos na sala de aula, dando um conforto melhor para eles e também aos professores
Prefeitura de Itacarambi.




ITACARAMBI PARTICIPA DA 5ª JORNADA MINEIRA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

A 5ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural teve início no dia 17 de agosto e finaliza dia 30 de setembro de 2015. A cidade de Itacarambi foi uma das selecionadas para participar da Edição 2015. O município se inscreveu com a apresentação musical da Banda Apoenah que traz em suas composições a valorização da cultural regional, com as suas paisagens de sertão e a relação do povo barranqueiro com o RIO SÃO FRANCISCO, o seu modo de vida sertanejo, a proteção do rio, da fauna e da flora em seu entorno. A apresentação da Banda Apoenah está prevista para os dias 19 de setembro em Januária e, no dia 20, na cidade de Montes Claros, na Praça da Matriz. COM INFORMAÇÃO DO SITE www.itacarambi.mg.gov.br
                                                      COMPONENTES DA BANDA

‘’SALUZINHO’’, A VERDADEIRA HISTÓRIA DO HOMEM QUE REFUGIU NUMA CAVERNA PARA SOBREVIVER DAS GARRAS DA DITADURA.

“Onde é que está a verdadeira lâmpada de Deus, a lisa e real verdade”? “Guimarães Rosa”. A pergunta que se faz, é, até que ponto a justiça ou a falta dela muda o destino de uma pessoa? Tirando-as dos anonimatos e transformando-se em justiceiros, heróis ou bandidos. O estado de necessidade a lutar para sobreviver e às vezes o desejo de satisfazer o seu próprio ego as trazem para fazer parte da historia. Foram assim com Vergulino o Lampião, com Antônio Dó e com Saluzinho, todas pelas mesmas causas a reintegração da posse de terras as lutas contras os grileiros e os latifundiários em nosso país. E em Minas Gerais não foi diferente. Antônio Dó viveu com os seus familiares na cidade de São Francisco MG que leva o mesmo nome do rio. A luta pela posse de terra e as injustiças, fizeram de Antônio Dó em um destemido jagunço. Agora em Varzelândia a historia repete com Salustiano Gomes Ferreira o Saluzinho este franzino homem de rosto tigreiro. Que foi obrigado a se refugiar dentro de uma caverna…

Homem esfaqueia irmão que não quis levá-lo para comprar drogas

Dois irmãos ficaram feridos depois de uma briga, neste domingo (30), emCoração de Jesus(MG). Segundo as informações da Polícia Militar,  a confusão aconteceu depois que um deles, usuário de drogas, pediu para que o outro o levasse até uma boca de fumo. Ainda de acordo com a PM, o homem não quis ir até o ponto de venda de drogas e foi agredido com uma facada. Mesmo ferido, ele pegou uma espingarda polveira e atirou contra o irmão atingindo-o no peito. O homem que levou o tiro foi levado até um hospital, já o outro fugiu e ainda não foi encontrado.( Do G1 Grande Minas)