Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 6, 2015

Prefeitura faz encerramento das atividades do Subprograma do CAIC

Imagem
A prefeitura de Itacarambi por meio da Secretaria Municipal de Educação encerrou neste sábado (12) 21:00 horas.As atividades do SUBPROGRAMA DO CAIC. Um trabalho desenvolvido dentro do CAIC,  com Oficinas  de Bordado, Karatê, Recriarte e jogos. Um projeto que melhora qualidade de vida dos estudantes. 254 crianças estão matriculados neste projeto. O ato de encerramento aconteceu no prédio do Clube Recreativo com a presença do Prefeito Ramon Campos, primeira-dama Shirley Costa. Secretária de Educação, Elisângela Lacerda, Vereadores funcionários, pais e responsáveis dos participantes das oficinas. Na abertura do evento os alunos das oficinas entraram no salão nobre do Clube Recreativo. Os alunos do Karatê realizaram uma apresentação da arte marcial. Em seguida o prefeito Ramon fez um pequeno pronunciamento referente o Subprograma do CAIC falando que é um projeto promissor  que a secretaria de educação vem desenvolvendo na escola. Elogiou também o projeto do Serviço de Convivência e Fortalec…

Ladrão é preso após esquecer o celular no local no crime em Mirabela

Imagem
Três homens foram presos e um menor apreendido nesta sexta-feira (11/12) após furtarem uma residência na zona rural de Mirabela, no Norte de Minas Gerais. Segundo informações da Polícia, quando os moradores entraram na casa notaram que a porta da cozinha arrombada e que eletrodomésticos, móveis e o botijão de gás haviam sido furtados. A polícia informou que um dos suspeitos deixou um celular no imóvel, e ao verificarem constataram que o aparelho pertencia a uma mulher. Ela disse à polícia que deu o celular para o irmão vender. A Polícia Militar fez uma busca e localizou o suspeito na casa dele, juntamente com os outros três jovens. No local, foram encontrados os materiais roubados. Eles foram encaminhados à Delegacia de Polícia para prestar depoimento.
(Fonte: Polícia Militar / G1 Grande Minas)

Matrículas da rede pública de Minas começam na próxima segunda

Imagem
Começam na próxima segunda-feira (14) as matrículas para crianças e adolescentes que irão ingressar nas escolas da rede pública, estadual e municipal, em 2016. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (SEE), mais de 166 mil foram inscritos no último Cadastro Escolar. Para efetivar as matrículas, os pais ou responsáveis devem comparecer às escolas em que os filhos foram encaminhados até o dia 18 de dezembro.
Em Belo Horizonte, a carta com as orientações será enviada às residências dos cadastrados. Já na Região Metropolitana da capital e interior do Estado, o comunicado deve ser obtido com a Comissão Municipal de Cadastro e Matrícula, nas Secretarias Municipais de Educação.

Matrícula

Para confirmar a matrícula, além do preenchimento da ficha, os responsáveis devem entregar: cópia e apresentação do original da conta de luz da residência do candidato; cópia e apresentação do original da certidão de nascimento ou carteira de identidade; e comprovante de escolaridade, quando for o caso …

MORADOR DE RUA PASSA EM PRIMEIRO LUGAR EM CONCURSO PÚBLICO

Imagem
Depois de estudar muito, Valter passou em 1° lugar no concurso da prefeitura de Patos de Minas


O morador de rua Valter Fonseca dos Santos, de 41 anos, ficou em 1° lugar no concurso público da prefeitura de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, para assumir a função de coveiro. O hábito de ler tudo o que encontrava na rua, inclusive revistas, jornais, cartazes e panfletos, fez com que ele fechasse a prova de conhecimentos gerais. Mas o que sempre o interessou foi a língua portuguesa.O pessimismo é explicado pela história de vida do morador de rua. Nascido em Ilhéus, na Bahia, ele conta que a mãe deixou os filhos de lado para trabalhar na rua como prostituta e que a escola, na infância, era só uma forma de arrumar comida."Pra ir ao colégio uma tia espremia as nossas roupas molhadas na toalha quando estava chovendo, porque era só a roupa que a gente tinha. A minha mãe praticamente abandonou a gente pra cuidar da própria vida.(Jornal o tempo)

Briga por causa de colchão pode ter motivado homicídio em Jaíba

Imagem
Um homem de 35 anos foi morto a tiros na madrugada desta sexta-feira (11), no Bairro Veredas, emJaíba, no Norte de Minas. A PM foi acionada e encontrou o corpo da vítima caído na Avenida Valdemar Domingues dos Santos. Segundo a polícia, o homem tinha passagens por tráfico de drogas, lesão corporal e porte ilegal de arma. O suspeito do crime seria um ex-detento com quem a vítima teria divido cela quando ficou preso. A PM informou que na época eles brigaram por causa de um colchão, o que pode ter motivado o homicídio. O suspeito fugiu e ainda não foi preso.
E emJanaúba, um jovem de 22 anos foi assassinado com cinco tiros no Bairro Santa Cruz, no final da tarde dessa quinta-feira (11). Testemunhas disseram à PM que a vítima andava de bicicleta por uma rua quando foi abordada por um homem que estava de moto. Ele efetuou vários disparos e fugiu. O rapaz foi atingido no antebraço, cabeça e costas, e, morreu no local. Segundo a PM, ele não tem passagens e a motivação do homicídio é desconhecida…

Itacarambi tem menor taxa de mortalidade infantil em 17 anos.

Imagem
Itacarambi registrou no ano passado e neste ano o menor índice de mortalidade infantil dos últimos   17 anos: segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde. É a melhor colocação da cidade no ranking desde 1998. A taxa de mortalidade infantil é obtida por meio do número de crianças de um determinado local, que morrem antes de completar 1 ano, a cada mil nascidas vivas. Esse dado é um aspecto de fundamental importância para avaliar a qualidade de vida, pois, por meio dele, é possível obter informações sobre a eficácia dos serviços públicos, tais como: saneamento básico, sistema de saúde, disponibilidade de remédios e vacinas, acompanhamento médico, educação, maternidade, alimentação adequada, entre outros. (veja no quadro abaixo). Em Itacarambi, todos os serviços de pré-natal é acompanhado de perto nas UBS, a gestante de baixo peso ou renda familiar baixa é cadastrada por uma assistente social. Nestes casos elas são assistidas até o sexto mês da gestação e participam de reuniões e pal…

Prefeitura de Itacarambi prepara pacientes para cirurgia da catarata

Imagem
A Prefeitura Municipal de Itacarambi, em parceria com a Secretaria de Saúde, organiza o Mutirão de Cirurgia de Catarata para melhorar a qualidade de vida , de quem sofre com essa lesão. 20 pacientes estarão  indo para Corações de Jesus no dia 12 de dezembro(sábado) para fazer cirurgia da Catarata., Dr. Vilela  e a sua equipe realizarã o em 20 paocientes, a cirurgia de catarata, gratuita, no Centro Oftalmológico da cidade. Além de Coração de Jesus, têm mais municípios pactuados: Bonito de Minas, Engenheiro Navarro, Claro dos Poções. A prefeitura disponibilizará de um ônibus para levar os pacientes acompanhados de um parente na companhia de um técnico de enfermagem. Este é um trabalho promissor da prefeitura de Itacarambi que vem lutando há três anos para a realização deste mutirão. A secretária Marisa Dias falou que foi bastante a insistência do gestor municipal para conseguir essas vagas. E finalmente chegou a hora. APOSENTADA MARIA PEREIRA a aposentada Maria Pereira Nunes, 67, moradora …

O PEQUI COMEÇA A TEMPERAR A CULINÁRIA ITACARAMBIENSE

Imagem
A COLHEITA DO PEQUI JÁ COMEÇOU. EM ITACARAMBI A POPULAÇÃO TEM COMO DESFRUTAR DESTA DELIOSA FRUTA QUE VEIO PARA COMPLEMENTAR A CULINÁRIA DE NOSSA REGIÃO. É NESTA  TEMPORADA QUE O PEQUI É USADO POR TODOS PARA ACOMPANHAR NUMA DELICIOSA GALINHA CAIPIRA OU MESMO NUMA PEIXADA. É PEQUI NO FEIJÃO, NO ARROZ ETC.... ATÉ MESMO NO CAFÉ DA MANHÃ. O QUE NÃO FALTA É VENDEDOR DA FRUTA. NAS  RUAS DA CIDADE CADA UM TENTA  CONQUISTAR O CLIENTE COM ALGUNS DESCONTOS. MESMO EM ÉPOCA DE CRISE O CONSUMIDOR NÃO MEDE ESFORÇO PARA LEVAR PELO MENOS UM QUILO DO PEQUI. O CHEIRO GOSTOSO DA FRUTA É O QUE CHAMA MAIS ATENÇÃO, TEM GENTE QUE NÃO SUPORTA, MAS TEM AQUELES QUE NÃO PERDE UM DIA EM COMPRAR. ENFIM, A SAFRA DA FRUTA VAI SÓ ATÉ MARÇO E DEPOIS SOMENTE NO PRÓXIMO ANO.
Por Vailton Ferreira

Em Manga após discutir sobre empréstimo, homem mata o cunhado

Imagem
G1) Um homem, de 37 anos, foi preso depois de matar o cunhado, de 34, a facadas, na Comunidade de Justa I, em Manga (MG), neste domingo (6). Segundo a Polícia Militar, o homicídio ocorreu depois que eles discutiram por causa de um empréstimo. Ainda de acordo com a PM, a vítima tentou agredir o cunhado com um pedaço de madeira, mas foi contida por familiares. Em seguida, ele revidou e a esfaqueou no pescoço. Uma equipe do Samu foi chamada, mas o homem já estava morto. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal de Januária (MG).

Chapa da oposição é eleita para comissão do impeachment

Imagem
Sessão para votação da Comissão Especial para o Impeachment Com 39 integrantes, a chapa 2 - Unindo o Brasil, formada em sua maioria por deputados da oposição e dissidentes da base aliada, venceu nesta terça-feira (8) a votação para compor a comissão especial que vai analisar o pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. A chapa recebeu 272 votos, enquanto a chapa 1, formada por deputados indicados pelos líderes da base governista, obteve 199 votos. A votação foi secreta. A comissão deverá ter 65 membros titulares e 65 suplentes. As vagas remanescentes, que não foram ocupadas pela chapa vencedora, serão preenchidas em nova votação, que deverá ocorrer amanhã (9). Faltam escolher 26 deputados titulares e 42 suplentes. O bloco encabeçado pelo PMDB tem ainda quatro vagas de titulares e 14 de suplentes para serem ocupadas. O bloco liderado pelo PT terá que preencher ainda 15 vagas de titulares e 17 de suplentes. O bloco da oposição, liderado pelo PSDB, que organizou a chapa vencedora …

Prefeitura realiza Seminário sobre a Base Nacional Comum Curricular da Educação

Imagem
A prefeitura de Itacarambi, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta segunda- feira (07)  as 18:00 horas. O I Seminário Municipal da Base Nacional Comum Curricular. O evento aconteceu no Salão nobre do prédio do CAIC. Participaram do evento  representantes das escolas do município, gestores educacionais e o Prefeito Ramon Campos Cardoso a Secretária de Educação do Município, Professora Elisângela Lacerda, da Secretária de Planejamento e Finanças do Município Rita de Cássia Pereira da Silva e demais autoridades.  A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, é um instrumento do Ministério da Educação que visa implantar um currículo comum a todas as áreas e níveis de Ensino no Brasil.  Neste sentido o MEC incentiva encontros de discussões para aprimorar as propostas que a Base deva conter. Enfim,  esta é uma grande campanha de mobilização em prol da Base Nacional Comum, que tem como primeiro passo uma direção a um currículo mais justo e igualitário para todas as etapas da e…

OCORRÊNCIAS POLICIAIS DE NOSSA REGIÃO

Imagem
PM APREENDE ARMAS DE FOGO EM JANUÁRIA No sábado (05),a Guarnição PM foi abordada na Travessa José Nunes pelas vítimas R. F. Oliveira, 38 anos, e I. M. Oliveira, 18 anos, (mãe e filha), as quais relataram que precisavam deslocar até a Estância Nazaré para apanhar seus objetos pessoais, uma vez que receberam ameaças por M. M. Santos, 46 anos, marido da solicitante. Diante da Situação a Guarnição PM deslocou com as vítimas até o referido local para prestar o devido apoio. Durante o deslocamento, a filha relatou aos militares que o pai tinha lhe agredido fisicamente, bem como, ameaçado a sua mãe com 01 (um) revólver calibre 38, além desta arma, o senhor possuía, ainda, segundo as vítimas, 02 (duas) espingardas tipo POLVEIRA, as quais foram localizadas e entregues, pelas vítimas, aos militares que as acompanharam. Em rastreamento, a Guarnição PM logrou êxito na localização do autor em uma estrada principal que dá acesso à localidade da Marreca, ocasião em que foi abordado e dada voz de prisã…

Construção da Casa de Velórios de Itacarambi irá beneficiar a população

Imagem
As obras de construção da CASA DE  VELÓRIOS  DE ITACARAMBI está a todo vapor, está sendo construído ao lado do Cemitério Parque da Harmonia. Em fase rápida, o projeto irá beneficiar a população em geral. Para a prefeitura, esta é uma  importante conquista para os moradores de Itacarambi, pois será muito útil. Desde o início da Gestão, foi informado essa necessidade da população por um espaço adequado para a realização das cerimônias de velório. Para a população ouvida por nossa reportagem. A CASA DE VELÓRIOS trará um conforto a mais para as pessoas do município Na opinião do morador do bairro  São João,  Paulo Garcia da Silva, o velório representa muito para o povo de Itacarambi,. “Trata-se de uma obra muito aguardada e só temos a agradecer as lideranças políticas que se sensibilizaram, porque o velório é de extrema necessidade para o povo. A construção deste prédio representa muito para nós. comemora.
COMUNICAÇÃO/PREFEITURA DE ITACARAMBI

Servidores públicos de Minas Gerais reclamam do atraso de pagamento

Imagem
O salário de novembro dos servidores do Estado de Minas Gerais chegará com atraso. Ao invés de ser pago nesta segunda-feira (7), quinto dia útil do mês de dezembro, só será pago nesta quarta-feira (9), como anunciado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) em sua página na internet. FOTO: REPRODUÇÃOComunicado foi publicado na última sexta-feira. dia 4 "Tal medida mostra todo o respeito que o governo do Estado tem pelo funcionalismo público, escondendo até a última hora o atraso na liberação do pagamento, sem considerar os compromissos que cada servidor tem ao receber seus salários, gerando multas, juros por atrasos de pagamentos como também a perda de confiança quanto ao respeito de pagamento em dia. Nenhum argumento justifica tal atraso, principalmente, a falácia do feriado. Poucos são os municípios que dia 8 é feriado", desabafou um leitor de O TEMPO e funcionário público.Além disso, o 13º salário também terá atraso. Ao invés de ser pago até o dia 20 de…

SEMANA DOS GERAIS, BREVE EM ITACARAMBI.

Imagem
Começou nessa sexta-feira, no município de Manga, a primeira edição da Semana dos Gerais. O evento, que segue até o próximo dia 12 com uma extensa programação sociocultural em vários municípios, está sendo realizado pela Agência de Desenvolvimento do Norte de Minas – Adenor, em parceria com o Sistema Sedinor/Idene. O objetivo é fortalecer as tradições da região e contribuir para o resgate da história de Minas Gerais, reforçando o reconhecimento da região na formação das primeiras povoações do estado.A Semana dos Gerais terá seu ponto alto na próxima terça-feira (8/12) com a entrega das Medalhas Matias Cardoso e Maria da Cruz. O evento marca o Dia dos Gerais - uma das três datas magnas do Estado -, quando a sede do governo é transferida para a cidade de Matias Cardoso pelo prazo simbólico de 24 horas.Além de Manga e Matias Cardoso, as atividades da Semana dos Gerais abrangem também os municípios de Pedras de Maria da Cruz, Januária, Itacarambi e Montes Claros. ASCOM/SEDINOR

JOVEM DE ITACARAMBI PERDE A VIDA EM ACIDENTE DE MOTO

Imagem
UM ACIDENTE DE MOTO CAUSOU A MORTE DE UM JOVEM DE ITACARAMBI. TUDO ACONTECEU NA NOITE DESTE SÁBADO(05/12) QUANDO O MOTOCICLISTA MARCO ANTÔNIO, 27 ANOS TRAFEGAVA NUMA ESTRADA PRÓXIMO AO MUCAMBINHO. AO CHEGAR PERTO DE UMA PONTE , ELE ACABOU ATROPELANDO UM CAVALO QUE ERA PUXADO POR UM HOMEM,   O IMPACTO FOI TÃO FORTE  QUE ELE BATEU COM A CABEÇA, FRATURANDO O PESCOÇO. ACABOU MORRENDO NO LOCAL. O CORPO DO RAPAZ  ESTÁ SENDO VELADO NA PRAÇA ADOLFO  DE OLIVEIRA, PRÓXIMO O  POSTO ELLE, CENTRO DE ITACARAMBI. O ENTERRO SERÁ NESTE DOMINGO(06) ÀS 18:00 HORAS NO CEMITÉRIO PARQUE DA HARMONIA .
MARCO ANTÔNIO(FOTO) FALECEU NESTE SÁBADO NO MUCAMBINHO