ABERT SOLTA NOTA À IMPRENSA SOBRE AGRESSÕES E AMEAÇAS A PROFISSIONAIS DA IMPRENSA

logo-atual2014-pequena
NOTA À IMPRENSA
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) considera inadmissível o número elevado de agressões e ameaças a profissionais da imprensa durante coberturas jornalísticas. Em menos de uma semana, ocorreram 11 casos.
Neste domingo (17), em Mogi das Cruzes (SP), o cinegrafista Jorge Luiz, do SporTV, foi ameaçado por torcedores são paulinos com paus, barras de ferro e lixeiras, ao registrar um confronto da torcida com seguranças e policiais da Guarda Municipal. A confusão ocorreu no intervalo do jogo entre São Paulo e o União Rondonópolis (MT), pela quarta fase da Copa SP de Futebol Júnior, no estádio Nogueirão.
Enquanto Jorge Luiz transmitia imagens da confusão, atrás de um dos gols, dois torcedores gesticulavam e um outro se dirigiu de encontro ao cinegrafista.
Na última terça-feira (12), nove profissionais que cobriam o segundo ato contra o aumento das tarifas do transporte coletivo em São Paulo foram agredidos pela polícia militar com bombas de gás lacrimogêneo.
Na quinta-feira (14), em uma nova manifestação contra a tarifa do transporte público na capital paulista, a repórter da CBN, Cinthia Gomes, foi atingida por uma bala de borracha.
A ABERT considera extremamente preocupante toda e qualquer forma de intimidação ou ato de violência que tente impedir a livre e necessária atuação da imprensa e pede a apuração rigorosa dos fatos, além da punição dos responsáveis, às autoridades competentes.
DANIEL PIMENTEL SLAVIERO
Presidente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi