Trinta e cinco famílias ocupam fazenda em Pedras de Maria da Cruz


 Grupo estendeu faixas em homenagem a Cleomar Rodrigues (Foto: Divulgação/LCP)
Membros da Liga dos Camponeses Pobres do Norte de Minas e Bahia ocuparam nessa quinta-feira (14) as terras da Fazenda São João, em Pedras de Maria da Cruz (MG). De acordo com o Comitê de Apoio à Luta pela Terra, 35 famílias já vivem em 50 hectares desta fazenda e aguardam, desde 2008, a regularização destas terras.

Outro motivo cobrado durante a nova ocupação é a punição dos mandantes do assassinato do líder camponês Cleomar Rodrigues, morto em outubro de 2014. “Dois pistoleiros foram presos e hoje respondem em liberdade, mas os mandantes ainda não receberam nenhuma punição”, lamenta um representante do Comitê, que não quis se identificar.
Os ocupantes estenderam faixas com homenagens à Cleomar Rodrigues próxima ao local onde ele foi encontrado caído.
A PM foi chamada pelo diretor da fazenda, e, no local, os ocupantes disseram à polícia que não tinha nenhum lider que pudesse falar pelo grupo. O G1 falou com diretor da fazenda, Antônio Vinagre, e ele disse que a ocupação é pacífica e eles seguem negociando.
Ainda de acordo com o Comitê de Apoio à Luta pela Terra, o grupo permanece no local.
Morte Cleomar
O dirigente da Liga dos Camponeses Pobres do Norte de Minas e Bahia, Cleomar Rodrigues, de 49 anos, foi morto com um tiro no dia 22 de outubrio de 2014. Ele foi encontrado na MG-161, no KM-8, perto de uma cancela, na zona rural de  Pedras de Maria da Cruz (MG).
Duas semanas depois, Marcos Ribeiro Gusmão, gerente de uma fazenda, e Marco Aurélio da Cruz Silva, servidor público, foram apresentados pela Polícia Civil de Januária como os principais suspeitos da morte do líder do assentamento Unidos com Deus Venceremos.(g1 grande minas)






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi