O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel pode ser afastado

Pedro Marcondes de Moura(Isto É)
Depois de ser afastado do Palácio do Planalto, o PT corre o risco de perder a sua principal conquista das eleições 2014. O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, está a um passo de ser retirado do cargo. A qualquer momento, os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) podem aceitar a denúncia movida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o petista pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Há evidências robustas, no pedido, que ele recebeu propina para beneficiar montadoras quando ocupava o cargo de ministro do Desenvolvimento na gestão Dilma. Se a acusação da PGR prosperar, Fernando Pimentel será automaticamente apeado do poder. Ao contrário de outros estados, a Constituição mineira proíbe que um réu permaneça no comando do executivo. Assumiria o vice, Antônio Andrade, que assim como o presidente Michel Temer é do PMDB.
Enquanto aguarda a decisão do STJ, Fernando Pimentel sofreu um revés na última semana. Na segunda-feira 16, uma desembargadora manteve a exoneração da primeira-dama, Carolina Pimentel, do comando da secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social. Confirmou decisão tomada dias antes de haver indícios de que o governador fez a indicação para lhe dar foro privilegiado. Ela é investigada pela Polícia Federal na Operação Acrônimo por intermediar repasses ilegais à campanha petista no Estado. No cargo, em caso de desmembramento das acusações, Carolina Pimentel seria julgada pela segunda instância.
Na terça-feira 17, a primeira-dama desistiu de ocupar a secretaria vinte dias após ter assumido. As chances de reverter a decisão judicial se mostravam remotas. Seu plano de obter foro privilegiado acabara frustrado como ocorreu com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dilma o nomeou, em março, à Casa Civil para que as investigações contra ele passassem das mãos do juiz Sérgio Moro ao Supremo Tribunal Federal. Uma estratégia que se tornou um tiro no pé. O STF suspendeu a indicação, por meio de uma liminar, devido à tentativa de obstruir investigações. A petista acabou afastada da presidência antes de o Supremo dar uma decisão definitiva.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi