ITACARAMBI FAZ PARTE DO TURISMO REGIONALIZADO

Norte de Minas tem 43 municípios no turismo regionalizado
O Norte de Minas tem 43 municípios de seis circuitos inseridos na Política de Regionalização do Turismo, anunciada na segunda-feira pelo Estado e que permitirão receber recursos públicos dessa área. Foram anunciados ao todo 457 municípios mineiros, divididos em 45 circuitos. O objetivo da regionalização é construir um modelo de organização pública que visa a descentralização com base nos princípios da flexibilidade, articulação e mobilização. Cabe aos circuitos turísticos a responsabilidade de fiscalizar as entidades públicas e privadas do setor em sua região e atuar pelo desenvolvimento econômico e social de sua área.
O Mapa de regionalização do turismo de Minas Gerais acaba se chocando com o Mapa Nacional do Turismo, divulgado pelo Ministério do Turismo no mês passado e que excluiu vários municípios inseridos na listagem estadual. A Serra Geral foi retirada do novo Mapa Nacional do Turismo, divulgado pelo Ministério do Turismo. Nele, cinco Circuitos Turísticos foram inseridos no Mapa Federal do Turismo, com 24 municípios, assim como Januária e Itacarambi. Os dois municípios pedirão revisão dos dados, pois entende que houve falha no preenchimento do formulário.
A Igreja Santo Antônio, de Itacambira, conhecida mundialmente na obra Grande Sertão Veredas (Foto: Divulgação/Internet)
A Igreja Santo Antônio, de Itacambira, conhecida mundialmente na obra Grande Sertão Veredas (Foto: Divulgação/Internet)
Porém, no Mapa Estadual do Turismo foram inseridos seis circuitos turísticos e 43 municípios do Norte de Minas. Na Serra Geral são 10 municípios, como Catuti, Gameleiras, Janaúba, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, Serranópolis de Minas, Varzelândia e Verdelândia. Na Serra do Cabral foram quatro: Claro dos Poções, Francisco Dumont, Lassance e Várzea da Palma. O Velho Chico teve 10: Bonito de Minas, Cônego Marinho, Itacarambi, Januária, Juvenília, Lontra, Manga, Montalvânia, Pedras de Maria da Cruz e São Francisco.
O Lago de Irapé tem 10 municípios: Botumirim, Cristália, Curral de Dentro, Fruta do Leite, Grão Mogol, Lagoa dos Patos, Novorizonte, Santo Antonio do Retiro, São João da Lagoa e Vargem Grande do Rio Pardo. O Sertão Gerais tem oito municípios: Capitão Enéas, Glaucilândia, Itacambira, Juramento, Montes Claros, Olhos D`Água, Patis e São João do Pacuí. O Guimarães Rosa teve apenas Pirapora.

Jornal Gazeta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno