Januária e Itacarambi investem no turismo


Ações do Sebrae ajudam no incremento do setor e orientam bares, restaurantes e hotéis da região
Os municípios de Januária e Itacarambi - cidades banhadas pelo Rio São Francisco, no Norte de Minas, e separadas por 59 quilômetros - possuem uma grande variedade de atrações turísticas, mas ainda pouco exploradas.  Além do próprio Rio, os municípios contam com o Parque Nacional Cavernas de Peruaçu, cachoeiras e o Rio Pandeiros, chamado de pantanal do cerrado. Com o objetivo de aproveitar essas belezas naturais e alavancar o turismo, o Sebrae Minas iniciou uma série de atividades na região, envolvendo toda a cadeia do setor, como bares, restaurantes, hotéis e também o artesanato.
“Temos dois consultores desenvolvendo metodologias específicas com os profissionais da área. Realizaremos um trabalho de capacitação para bares, restaurantes, hotéis e pousadas. Todas as pessoas ligadas à cadeia turística da região demonstram total interesse e estão envolvidas na busca de um melhor atendimento aos visitantes”, afirma a analista do Sebrae Aline Magalhães.
Um dos grandes atrativos turísticos da região é o Parque Nacional Cavernas de Peruaçu, reconhecido como a Área de Preservação Ambiental (APA).  Dentro das ações desenvolvidas pelo Sebrae Minas está a elaboração de roteiros e capacitação de pessoas que trabalham em estabelecimentos no entorno do parque. A área de preservação também está sendo preparada para visitação pública.
De acordo com a agente de desenvolvimento em Itacarambi Jussara Ribeiro, o trabalho do Sebrae tem sido primordial para a melhoria do turismo na região. “Essa iniciativa é muito importante. Não tínhamos ações planejadas e articuladas no que se refere ao turismo. Nossa região já possui as belezas naturais. Com as capacitações de pessoas e o despertar do empreendedorismo de forma qualificada, a região tem tudo para deslanchar e aproveitar todo esse potencial turístico” declara.
Dona de uma agência de turismo em Januária, Elzina Escobar aguarda com expectativa o crescimento do turismo na região e já planeja investir. “Por enquanto não faço o receptivo porque precisamos de um planejamento de roteiro para os turistas. Acredito que com as ações que estão sendo propostas pelo Sebrae o turismo aqui vai crescer” enfatiza.

Interessados podem participar
As ações do Sebrae começaram em agosto deste ano e preveem a estruturação, organização e implantação de estratégias de gestão para a rede de atendimento ao turismo em Januária e Itacarambi. Já foram realizadas oficinas de formação de preços para proprietários de pousadas domiciliares. Em outubro próximo, será realizado um seminário com a participação de todos os envolvidos, quando será definido o plano de ação. Todo o trabalho de implantação do projeto estima um período mínimo de três anos.

Pessoas ligadas à cadeia do turismo que inclui bares, restaurantes, pousadas, hotéis, lojas de artesanato entre outros, e que queiram participar das ações, podem procurar o Sebrae em Januária pelo telefone 38 3621 3444.(ASCOM SEBRAE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi