Pular para o conteúdo principal

TRE-MG cancela candidatura da chapa liderada por Ruy Muniz

Ruy Muniz (PSB) e Danilo Narciso (PMDB) anunciam candidatura em Montes Claros (Foto: Juliana Gorayeb/G1)
O Tribunal Regional Eleitoral confirmou o cancelamento, na tarde desta sexta-feira (16), da candidatura da chapa encabeçada pelo prefeito afastado, e foragido da justiça, Ruy Muniz (PSB), que disputava vaga ao Executivo em Montes Claros, Norte de Minas. A decisão foi tomada após o pedido de renúncia feito pelo candidato a vice-prefeito, Danilo Narciso (PMDB).
Muniz, que era candidato à reeleição, foi elogiado pela esposa durante a votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Na ocasião, Raquel Muniz destacou a gestão do marido ao proferir o voto. "Meu voto é em homenagem às vítimas da BR-­251. É para dizer que o Brasil tem jeito, e o prefeito de Montes Claros mostra isso para todos nós com sua gestão".
Na decisão desta sexta, que homologou a saída de Narciso, o juiz Antônio de Souza Rosa afirma que o pedido de renúncia foi feito a menos de 20 dias para a eleição; neste período a lei permite que seja substituído em caso de morte de um dos candidatos.
“A extinção da candidatura ao cargo de Vice-Prefeito, decorrente da renúncia, afeta a chapa majoritária, pois, conquanto seja cabível a substituição de qualquer candidato renunciante ou que, de qualquer forma tenha tido inviabilizada sua candidatura, há um prazo limite para a substituição”, afirmou o juiz na decisão.
O pedido de renúncia do candidato Danilo Narciso foi feito na tarde desta sexta-feira. Nele Narciso alegou que os processos judiciais enfrentados por Ruy Muniz foram determinantes na tomada da decisão.
“Não resta a mim, outra opção, a não ser agir de acordo com os princípios éticos e morais que sempre nortearam a minha conduta como cidadão, dentre os quais, está a firme e inabalável crença na necessidade de não ignorarmos as decisões provenientes das autoridades constituídas pelo conjunto de normas e leis que regem o Estado Democrático e de Direito que se encontra em processo de consolidação em nosso país”, disse Narciso no pedido.
A assessoria jurídica da coligação "Competência para fazer mais", informou que está recorrendo da decisão conforme permite a Justiça Eleitoral.
Muniz foragido
O prefeito afastado de Montes Claros, Ruy Muniz, está foragido desde a quarta-feira (14). O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) expediu mandado de prisão preventiva contra Muniz, após a operação Tolerância Zero apontá-lo como o controlador de um esquema montado para desviar recursos da Empresa Municipal de Serviços, Obras e Urbanização (Esurb).(
com informação do G1 grande minas)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RAPAZ ITACARAMBIENSE É ENCONTRADO MORTO NA CIDADE DE ENTRE RIOS/BA

Wesley Pereira de Souza(foto) encontrado morto em Salvador O jovem Itacarambiense WESLEY PEREIRA DE CARVALHO, 36 anos, mais conhecido como (CAFÚ) foi encontrado morto numa vala com várias perfurações de bala. Segundo informações, Cafú teria ido sacar um dinheiro num banco e  ao retornar foi assaltado e talvez tenha reagido e acabou ferido e morto pelo ladrão. WESLEY era muito querido por todos na cidade de Itacarambi, na época de adolescente costumava jogar com os amigos. Ele morava em SALVADOR, há mais de 10 anos, trabalhava como vendedor, e sempre vinha na cidade de Itacarambi passar as férias. A ultima vez que ele esteve no município foi no ano de 2014. A família dele já está tomando as providências para a preparação do enterro que provavelmente será em Salvador. A mãe que reside em Ribeirão Preto/SP já está indo para Salvador.  Cafú era divorciado e deixa uma filha. ( por Vailton Ferreira)
NOTA DA REDAÇÃO: retificando: A morte d Wesley não foi em Salvador, e sim na cidade de ENTRE RI…

GAROTO DE 13 ANOS É ASSASSINADO EM ITACARAMBI.

MARQUINHO(13 anos)morto covardemente Um garoto menor de idade foi assassinato cruelmente na tarde deste domingo (13) próximo a Rua Alferes Propércio no centro da cidade de Itacarambi. O pequeno Marcos Antônio, 13 anos foi surpreendido na hora por outro menor de idade que desferiu um tiro no peito. Vindo a falecer no local. Marcos não teve tempo de correr. No momento do homicídio o tempo estava nublado com chuva. Segundo informações o calibre da arma usada pelo autor do crime é de uma possível escopeta calibre 20. O Samu foi chamado, mas quando chegou ao local, MARQUINHO já tinha entrado em óbito. A Polícia já sabe o autor do homicídio, a causa ainda está em investigação. O mesmo fugiu do local. Este é um crime raro, onde um adolescente de apenas 13 anos é assassinado no município. A morte do garoto repercutiu muito nas redes sociais de computador. Onde os amigos compartilharam com muito sentimento a perda do pequeno Marcos. (VFS).

TCHÊCA É BALEADO EM ITACARAMBI EM PLENA CAVALGADA.

"Tchêca", como é conhecido na cidade de Itacarambi, e organizador das maiores cavalgadas da região, foi baleado na tarde deste sábado(29), quando estava numa charrete ACOMPANHANDO uma cavalgada, indo em direção do seu sitio, localizado na saída da cidade. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Municipal Gerson Dias. Segundo informações médica, TCHÊCA está fora de perigo e se encontra consciente,  aguardando vaga, num hospital de Januária. Sem maiores informações.