Pular para o conteúdo principal

Belezas do Velho Chico

Parceria entre empresários e poder público busca mobilização do turismo em Pirapora e Buritizeiro
 
 Pirapora tem grande potencial turístico (Foto: Ivan Rodrigues)
Pirapora e Buritizeiro possuem uma grande variedade de atrações turísticas, mas ainda pouco exploradas. Entre os atrativos estão as belezas do Velho Chico e o Vapor Benjamin Guimaraes (única embarcação em atividade no mundo, movida a vapor de lenha, e tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural da cidade e do Brasil), a gastronomia e o artesanato, com destaque para as carrancas do São Francisco.
Uma série de atividades foram implantadas nessas cidades para aproveitar as belezas naturais e alavancar o turismo, para alavancar atividades envolvendo toda a cadeia do setor, como bares, restaurantes, lanchonetes e hotéis.
Um diagnóstico, feito por meio de uma consultoria do Sebrae, detectou que a região tem um vasto campo a ser explorado com o turismo cultural. Atividades como a Sinfonia do Velho Chico, que acontece mensalmente no interior do Vapor Benjamin Guimarães, grupos folclóricos e toda a história do Rio São Francisco são exemplos de que a cultura regional pode ser mais trabalhada.
“Já existe uma parceria entre a iniciativa privada e o poder público: ambos se reúnem semanalmente para alinhar as ações e definir quais atividades devem ser executadas. Um grande exemplo desta união foi a realização do carnaval e do festival gastronômico em Pirapora este ano. Os empresários enxergaram a necessidade de incrementar o turismo e o Sebrae oferece suporte com consultoria e capacitação”, destaca o analista do órgão Wanderson Rodrigues.

A proposta do Sebrae é buscar novos parceiros e melhorias para o setor (Foto: Ivan Rodrigues)
Como o interesse é comum, pessoas envolvidas no processo de reestruturação do turismo criaram um grupo intitulado “Nosso Turismo” e usam selo e camisetas alusivas ao tema. A proposta é buscar novos parceiros e melhorias para o setor. “A região tem um grande potencial turístico e essa parceria com o Sebrae Minas veio solidificar e profissionalizar”, avalia a diretora interina da Empresa Municipal de Turismo (Emutur), Ingrid Valverde.
Após um diagnóstico foi elaborado um plano de ação contendo eixos principais a serem desenvolvidos como infraestrutura, sustentabilidade e legislação. Esses temas são discutidos e avaliados a cada reunião. Todo o trabalho de implantação do projeto estima um período mínimo de três anos.
Resultados
Marcelo Ribeiro é proprietário do Hotel Canoeiros, o mais tradicional de Pirapora, localizado às margens do Velho Chico. Ele enfatiza que a parceria com o poder público e a ação do Sebrae Minas conquistaram resultados positivos não só para o seu empreendimento, mas também para a cidade. “Conseguimos com o envolvimento de todos iluminar a ponte Marechal Hermes e tivemos papel fundamental no carnaval deste ano. No meu hotel percebo um retorno positivo dos hóspedes quanto a melhoria do nosso atendimento. Estou confiante no crescimento do turismo na região”, declara o empresário.

Gazeta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COORDENADORIA DE TURISMO DE ITACARAMBI REALIZA REUNIÃO COM TAXISTAS E EMPRESAS DE TURISMO

A Prefeitura de Itacarambi através da Coordenadoria Municipal de Turismo quer Investir no setor de turismo é viabilizar mais renda e emprego em Itacarambi. Esse é o objetivo da Prefeitura de Itacarambi. Foi por isso que a Coordenadora de Turismo Claudia Seixas realizou na tarde desta quarta-feira, reunião com taxistas da cidade com o objetivo de falar sobre a importância destes profissionais como divulgadores das potencialidades locais. A reunião aconteceu na Coordenadoria de Turismo. Os profissionais receberam diversas orientações sobre como incentivar o turismo junto aos clientes e ainda ganhar com isso. Na mesma ocasião, os taxistas e operadores de empresas de turismo receberam um formulário onde poderão se cadastrar no CADASTRU a nível Nacional e na SETUR a nível Estadual. A Coordenadora Cláudia disse ainda que estará à disposição de todos para ajuda-los em qualquer ocasião. Falou que em breve todos os taxistas poderão participar de um curso de capacitação realizado pelo SEBRAE mina…

Brigadistas tentam conter incêndio no Parque Estadual da Mata Seca, em Manga

Cerca de 35 pessoas tentam combater um incêndio no Parque Estadual da Mata Seca, em Manga, no Norte de Minas nesta quarta-feira (18). O Parque possui mais de 10 mil hectares, segundo a Secretaria de Meio Ambiente (Semad). Os focos, de acordo com a coordenadora regional do Previncêndio em Januária, Naima Porto, atinge uma área de lagoas dentro do Parque. Várias denúncias apontam que o fogo tenha sido provocado por uma ação criminosa. “Desde domingo (15) estamos trabalhando no combate a estas chamas. Hoje conseguimos conter o primeiro foco e logo fomos acionados para este outro ponto. As denúncias apontam que três caçadores e pescadores são os responsáveis pelo início das chamas”, explica a coordenadora. Funcionários do Instituto Estadual de Floresta (IEF), brigadistas da Semad, Previfogo e ICMBio, trabalham na área na tentativa de conter o avanço do fogo. Nailma Porto afirmou que a Polícia Militar de Meio Ambiente foi acionada. Na tarde desta quarta-feira uma equipe da PM foi enviada ao l…

Motorista perde controle de carreta com etanol e capota em trevo da BR-365, em Pirapora

Um motorista de uma carreta que transportava etanol capotou o veículo na BR-365 na tarde desta quinta-feira (19), na saída de Pirapora para Buritizeiro, no Norte de Minas. De acordo com Corpo de Bombeiros, o condutor tentava fazer a rotatória quando perdeu o controle do veículo e saiu da pista. Ele sofreu escoriações no rosto e foi encaminhado para o Hospital Municipal de Pirapora. Ainda de acordo com os militares, houve vazamento do etanol próximo à rodovia e, por ser um material perigoso, foi necessário fazer o resfriamento da carga; até a publicação desta matéria, a equipe permanece no local para fazer a prevenção, até que a carreta seja retirada. O trânsito no local flui em meia pista. Situação que pode ser normalizada apenas nesta sexta-feira (20), de acordo com o Corpo de Bombeiros.(G1 GRANDE MINAS)