Belezas do Velho Chico

Parceria entre empresários e poder público busca mobilização do turismo em Pirapora e Buritizeiro
 
 Pirapora tem grande potencial turístico (Foto: Ivan Rodrigues)
Pirapora e Buritizeiro possuem uma grande variedade de atrações turísticas, mas ainda pouco exploradas. Entre os atrativos estão as belezas do Velho Chico e o Vapor Benjamin Guimaraes (única embarcação em atividade no mundo, movida a vapor de lenha, e tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural da cidade e do Brasil), a gastronomia e o artesanato, com destaque para as carrancas do São Francisco.
Uma série de atividades foram implantadas nessas cidades para aproveitar as belezas naturais e alavancar o turismo, para alavancar atividades envolvendo toda a cadeia do setor, como bares, restaurantes, lanchonetes e hotéis.
Um diagnóstico, feito por meio de uma consultoria do Sebrae, detectou que a região tem um vasto campo a ser explorado com o turismo cultural. Atividades como a Sinfonia do Velho Chico, que acontece mensalmente no interior do Vapor Benjamin Guimarães, grupos folclóricos e toda a história do Rio São Francisco são exemplos de que a cultura regional pode ser mais trabalhada.
“Já existe uma parceria entre a iniciativa privada e o poder público: ambos se reúnem semanalmente para alinhar as ações e definir quais atividades devem ser executadas. Um grande exemplo desta união foi a realização do carnaval e do festival gastronômico em Pirapora este ano. Os empresários enxergaram a necessidade de incrementar o turismo e o Sebrae oferece suporte com consultoria e capacitação”, destaca o analista do órgão Wanderson Rodrigues.

A proposta do Sebrae é buscar novos parceiros e melhorias para o setor (Foto: Ivan Rodrigues)
Como o interesse é comum, pessoas envolvidas no processo de reestruturação do turismo criaram um grupo intitulado “Nosso Turismo” e usam selo e camisetas alusivas ao tema. A proposta é buscar novos parceiros e melhorias para o setor. “A região tem um grande potencial turístico e essa parceria com o Sebrae Minas veio solidificar e profissionalizar”, avalia a diretora interina da Empresa Municipal de Turismo (Emutur), Ingrid Valverde.
Após um diagnóstico foi elaborado um plano de ação contendo eixos principais a serem desenvolvidos como infraestrutura, sustentabilidade e legislação. Esses temas são discutidos e avaliados a cada reunião. Todo o trabalho de implantação do projeto estima um período mínimo de três anos.
Resultados
Marcelo Ribeiro é proprietário do Hotel Canoeiros, o mais tradicional de Pirapora, localizado às margens do Velho Chico. Ele enfatiza que a parceria com o poder público e a ação do Sebrae Minas conquistaram resultados positivos não só para o seu empreendimento, mas também para a cidade. “Conseguimos com o envolvimento de todos iluminar a ponte Marechal Hermes e tivemos papel fundamental no carnaval deste ano. No meu hotel percebo um retorno positivo dos hóspedes quanto a melhoria do nosso atendimento. Estou confiante no crescimento do turismo na região”, declara o empresário.

Gazeta

Postagens mais visitadas deste blog

Cidade Itacarambi esta de luto, morreu Jasmim Seixas

FALECEU EM MONTES CLAROS JASMIM SEIXAS, DEPOIS DE FICAR INTERNADA VÁRIAS SEMANAS.

Jovem morre após atropelar pedestre e cair de motocicleta em Itacarambi.