Pular para o conteúdo principal

Corpo de Bombeiros alerta para os riscos de queimadas

Nos dias 2 e 3 deste mês, uma equipe de nove bombeiros, com apoio de vários brigadistas, combateu um incêndio de grandes proporções, em uma unidade de conservação ambiental, conhecida como Serra do Mel.
De acordo com o cabo Eudes, esse é um tempo para que todos redobrem os cuidados, pois uma ponta de cigarro jogada às margenspode causar danos irreparáveis à vegetação, sem contaro risco que traz para quem mora nas áreas atingidas.
Os problemas de queimadas nesta época do ano são recorrentes. Tempo seco, com baixa umidade e a vegetação seca são fatores que favorecem os focos de incêndio e que, por isso, merecem cuidado especial. Tanto em terrenos baldios quanto em áreas rurais, os riscos de incêndio são iminentes, caso algumas medidas não sejam tomadas.
No último sábado, moradores do bairro Santa Rita acionaram a polícia depois que um homem, contratado pela igreja Santa Rita, podou pelo menos quatro árvores de grande porte e colocou fogo. “As chamas passaram da altura do muro e a fumaça ficou insuportável”, foi o que o aposentado Wilton Nascimento dos Reis disse à equipe de reportagem da Gazeta. Ele foi um dos moradores que pediram apoio à polícia.
“A pessoa que ‘botou’ fogo na vegetação fechou o portão e foi embora. O que nos deixou ainda mais preocupados. A polícia chegou e conseguiu localizar o homem, que havia feito o serviço para a igreja. Ele pediu desculpas e apagou rapidamente as chamas”, explicou o morador, Wilton.
Para realizar uma queimada legal, muitos preceitos devem ser obedecidos, levando em consideração, por exemplo, presença de edificações, riscos à saúde e trabalho para ser controlado. Dessa forma, o Corpo de Bombeiros alerta sobre os riscos de atear fogo em áreas rurais ou urbanas, já que esta ação pode provocar grandes incêndios. Fica o alerta, também, sobre as queimadas em terrenos baldios, já que qualquer cidadão que vê uma situação dessas poderá ligar para a Polícia Militar ou para os Bombeiros, para que seja dada uma solução ao incêndio. Sempre há a necessidade de uma autorização dos órgãos competentes para realizar uma queimada controlada e, por isso, atear fogo sem tal documento constitui-se um crime ambiental.( gazetanortemineira.com.br)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COORDENADORIA DE TURISMO DE ITACARAMBI REALIZA REUNIÃO COM TAXISTAS E EMPRESAS DE TURISMO

A Prefeitura de Itacarambi através da Coordenadoria Municipal de Turismo quer Investir no setor de turismo é viabilizar mais renda e emprego em Itacarambi. Esse é o objetivo da Prefeitura de Itacarambi. Foi por isso que a Coordenadora de Turismo Claudia Seixas realizou na tarde desta quarta-feira, reunião com taxistas da cidade com o objetivo de falar sobre a importância destes profissionais como divulgadores das potencialidades locais. A reunião aconteceu na Coordenadoria de Turismo. Os profissionais receberam diversas orientações sobre como incentivar o turismo junto aos clientes e ainda ganhar com isso. Na mesma ocasião, os taxistas e operadores de empresas de turismo receberam um formulário onde poderão se cadastrar no CADASTRU a nível Nacional e na SETUR a nível Estadual. A Coordenadora Cláudia disse ainda que estará à disposição de todos para ajuda-los em qualquer ocasião. Falou que em breve todos os taxistas poderão participar de um curso de capacitação realizado pelo SEBRAE mina…

Brigadistas tentam conter incêndio no Parque Estadual da Mata Seca, em Manga

Cerca de 35 pessoas tentam combater um incêndio no Parque Estadual da Mata Seca, em Manga, no Norte de Minas nesta quarta-feira (18). O Parque possui mais de 10 mil hectares, segundo a Secretaria de Meio Ambiente (Semad). Os focos, de acordo com a coordenadora regional do Previncêndio em Januária, Naima Porto, atinge uma área de lagoas dentro do Parque. Várias denúncias apontam que o fogo tenha sido provocado por uma ação criminosa. “Desde domingo (15) estamos trabalhando no combate a estas chamas. Hoje conseguimos conter o primeiro foco e logo fomos acionados para este outro ponto. As denúncias apontam que três caçadores e pescadores são os responsáveis pelo início das chamas”, explica a coordenadora. Funcionários do Instituto Estadual de Floresta (IEF), brigadistas da Semad, Previfogo e ICMBio, trabalham na área na tentativa de conter o avanço do fogo. Nailma Porto afirmou que a Polícia Militar de Meio Ambiente foi acionada. Na tarde desta quarta-feira uma equipe da PM foi enviada ao l…

Motorista perde controle de carreta com etanol e capota em trevo da BR-365, em Pirapora

Um motorista de uma carreta que transportava etanol capotou o veículo na BR-365 na tarde desta quinta-feira (19), na saída de Pirapora para Buritizeiro, no Norte de Minas. De acordo com Corpo de Bombeiros, o condutor tentava fazer a rotatória quando perdeu o controle do veículo e saiu da pista. Ele sofreu escoriações no rosto e foi encaminhado para o Hospital Municipal de Pirapora. Ainda de acordo com os militares, houve vazamento do etanol próximo à rodovia e, por ser um material perigoso, foi necessário fazer o resfriamento da carga; até a publicação desta matéria, a equipe permanece no local para fazer a prevenção, até que a carreta seja retirada. O trânsito no local flui em meia pista. Situação que pode ser normalizada apenas nesta sexta-feira (20), de acordo com o Corpo de Bombeiros.(G1 GRANDE MINAS)