Pular para o conteúdo principal

Impacto da crise na área da saúde é tema de audiência na ALMG

A Comissão de Saúde se reúne nesta terça-feira (18/10/16) para debater os desafios enfrentados pelos municípios para a garantia do direito à saúde e para a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). A reunião está marcada para as 15 horas, no Auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e foi solicitada pelo deputado Antônio Jorge (PPS).
O parlamentar, que pretende debater se a crise na saúde impacta na prestação dos serviços pelos municípios, aponta o que considera as maiores dimensões da instabilidade na área. A principal, segundo ele, está no subfinanciamento, que colocaria o País em patamares vergonhosos, qualquer que seja o mecanismo de comparação com outras nações.
O deputado Antônio Jorge também se preocupa com a Proposta de Emenda à Constituição Federal 241/16, que cria um teto para gastos públicos em âmbito federal e pode limitar o aumento dos gastos em saúde e educação.
Na prática, a proposta prevê que, durante um período de 20 anos, a despesa federal seja corrigida anualmente somente pela inflação acumulada no ao anterior. A proposta foi aprovada em 1° turno pela Câmara dos Deputados na última segunda-feira (10).
"Essa PEC sinaliza que o percentual de investimento em saúde no Brasil poderá ficar abaixo de 2% do PIB em dez anos. Mudar a fórmula de gastos em saúde e educação, direitos fundamentais previstos na Constituição Federal, não nos parece adequado como garantia de uma sociedade mais justa no futuro, como insistem em afirmar os defensores da PEC 241", critica o deputado Antônio Jorge.
Outra dimensão da crise, na opinião do parlamentar, seria a da governança, que coloca os municípios na dependência financeira dos governos estadual e federal. A última dimensão estaria relacionada aos recursos humanos. Para o deputado, é urgente a criação de uma carreira profissional do SUS.
Convidados - Foram convidados para o debate o governador Fernando Pimentel; os secretários de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz; de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães; e de Fazenda, José Afonso Bicalho; o desembargador do TJMG, Renato Luís Dresch; o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa da Saúde, promotor Gilmar de Assis; o auditor-chefe do Departamento de Auditoria do SUS em Minas Gerais, João Batista da Silva; o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo; a presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (Federassantas-MG), Kátia de Oliveira Rocha; o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Guimarães Junqueira; o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), José Maurício Lima Rezende; o presidente da Associação Médica de Minas Gerais, Lincoln Lopes Ferreira; o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Antônio Carlos Andrada; o presidente da Comissão de Direito Sanitário da OAB-MG, Tadahiro Tsubouchi; o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva; e o secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Fabiano Geraldo Pimenta Júnior.
ASCOM DA ALMG.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RAPAZ ITACARAMBIENSE É ENCONTRADO MORTO NA CIDADE DE ENTRE RIOS/BA

Wesley Pereira de Souza(foto) encontrado morto em Salvador O jovem Itacarambiense WESLEY PEREIRA DE CARVALHO, 36 anos, mais conhecido como (CAFÚ) foi encontrado morto numa vala com várias perfurações de bala. Segundo informações, Cafú teria ido sacar um dinheiro num banco e  ao retornar foi assaltado e talvez tenha reagido e acabou ferido e morto pelo ladrão. WESLEY era muito querido por todos na cidade de Itacarambi, na época de adolescente costumava jogar com os amigos. Ele morava em SALVADOR, há mais de 10 anos, trabalhava como vendedor, e sempre vinha na cidade de Itacarambi passar as férias. A ultima vez que ele esteve no município foi no ano de 2014. A família dele já está tomando as providências para a preparação do enterro que provavelmente será em Salvador. A mãe que reside em Ribeirão Preto/SP já está indo para Salvador.  Cafú era divorciado e deixa uma filha. ( por Vailton Ferreira)
NOTA DA REDAÇÃO: retificando: A morte d Wesley não foi em Salvador, e sim na cidade de ENTRE RI…

GAROTO DE 13 ANOS É ASSASSINADO EM ITACARAMBI.

MARQUINHO(13 anos)morto covardemente Um garoto menor de idade foi assassinato cruelmente na tarde deste domingo (13) próximo a Rua Alferes Propércio no centro da cidade de Itacarambi. O pequeno Marcos Antônio, 13 anos foi surpreendido na hora por outro menor de idade que desferiu um tiro no peito. Vindo a falecer no local. Marcos não teve tempo de correr. No momento do homicídio o tempo estava nublado com chuva. Segundo informações o calibre da arma usada pelo autor do crime é de uma possível escopeta calibre 20. O Samu foi chamado, mas quando chegou ao local, MARQUINHO já tinha entrado em óbito. A Polícia já sabe o autor do homicídio, a causa ainda está em investigação. O mesmo fugiu do local. Este é um crime raro, onde um adolescente de apenas 13 anos é assassinado no município. A morte do garoto repercutiu muito nas redes sociais de computador. Onde os amigos compartilharam com muito sentimento a perda do pequeno Marcos. (VFS).

TCHÊCA É BALEADO EM ITACARAMBI EM PLENA CAVALGADA.

"Tchêca", como é conhecido na cidade de Itacarambi, e organizador das maiores cavalgadas da região, foi baleado na tarde deste sábado(29), quando estava numa charrete ACOMPANHANDO uma cavalgada, indo em direção do seu sitio, localizado na saída da cidade. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Municipal Gerson Dias. Segundo informações médica, TCHÊCA está fora de perigo e se encontra consciente,  aguardando vaga, num hospital de Januária. Sem maiores informações.