EDITORIAL DA SEMANA

Cláudia Seixas Casagrande

O QUE É AFINAL É UMA SUPLEMENTAÇÃO? 

A suplementação orçamentária em nível de município nada mais é do que um pedido de autorização que os (as) Prefeitos (as) fazem à Câmara Municipal para gastar recursos resultantes de anulação ou de superávit. No ano anterior o orçamento do município é votado pelo Poder Legislativo, estabelecendo um valor estimado para as despesas e receitas do município. Ocorre que no decorrer do exercício orçamentário pode surgir necessidade de remanejamento de verbas de uma para outra rubrica, ou um aumento da receita efetiva. Assim para gastar os recursos que foram arrecadados a mais do que o previsto, os (as) Prefeitos (as) pedem à Câmara autorização. Ou seja, o Poder Executivo tem a grana, mas só pode gastar se estiver prevista no orçamento.
Ocorre que nos últimos dias houve uma chuva de denúncias, ameaças e discussões acaloradas sobre suplementação orçamentária que desembarcou na Câmara Municipal de R$ 6 milhões, necessária para cobertura de contas e rubricas orçamentárias, entre elas da folha de pagamento dos servidores municipais. Com isto, a equipe econômica da Prefeitura estaria já com sérios problemas para fechar as contas do ano, pagar os funcionários em dia, salários e décimo terceiro e ainda os fornecedores.
Quando acontecem fatos lamentáveis como dos últimos dias, não somente a imagem da Câmara Municipal fica severamente arranhada, mas a do gestor que pregou em seu palanque a honestidade com o povo. Mas, que isto não sirva para encobrir outras situações, não sirvam para deixar de lado situações negativas e danosas, para contra ataques pessoas, os quais são improdutivos e prejudicais ao município e seus habitantes.
Afinal de contas, o povo quer saber em ser atendido em suas necessidades básicas e que não faltem recursos para as situações mais importantes de saúde, educação e segurança (que tem faltado em Itacarambi). Se existem irregularidades ou alguém praticou algum ato ilícito, que a justiça se manifeste e aí sem os culpados sejam punidos. O que for fora disto é pura enganação, uma espécie de cortina de fumaça para encobrir as verdadeiras pendengas políticas que ficam enrustidas nos bastidores. E isto não interessa para o povo. Queremos transparência senhor gestor, não colocar os funcionários contra a câmera fala a real situação do município, chega de enganação. Só lembrando que na reunião da Câmara o senhor e seu secretariado deixou bem claro que o pagamento dos funcionários não estaria comprometido 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi