Apac de Janaúba será iniciada em fevereiro


A APAC de Pirapora, que é modelo (Foto: Divulgação)
Já está tudo praticamente elaborado. O cronograma para o início das obras da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) em Janaúba, que tem  sistema diferenciado e  desafogará o superlotado Presídio de Janaúba. As obras da APAC deverão ser iniciadas em fevereiro, quando será lançada a pedra fundamental. O modelo  APAC  tem maior índice de  recuperação e reinserção de detentos, pois os dados estatísticos mostram 95%. No modelo tradicional de encarceramento,  que  é maioria no  sistema prisional,  a estatística  é inversa.
Atualmente, existem apenas três APACs no Norte de Minas, em Grão Mogol, Januária e Pirapora. Essa última é o maior exemplo para toda região. Na cidade de Montes Claros, a APAC foi criada em 2009 e desde o dia 23 de dezembro de 2013 a entidade recebeu R$ 1,9 milhão, que corrigidos, estão em R$ 2,4 milhões. Porém, o Estado suspendeu o convênio desde o dia 8 de janeiro de 2015 e o dinheiro está depositado em conta bancária, sem resolver o impasse.
A implantação da APAC não só é útil pela criação de novas  vagas em uma situação de estrangulamento do sistema que vive  a superpopulação carcerária, como faz  também com que o sistema  de correção prisional cumpra com seu objetivo de recuperação e reinserção na sociedade  daqueles que por uma razão ou outra passam por lá. Em Janaúba toda a documentação está regularizada. Por isso a  pedra fundamental para o início das obras será lançada no início de fevereiro. Começou agora um esforço da  sociedade  civil organizada com objetivo de buscar recursos para construção do prédio, que deverá ter capacidade para 120 presos. (GAZETA NORTE MINEIRA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi